"Queria ser mais jovem e rápido", diz Lance

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Tadeu Matsunaga

O norte-americano Lance Armstrong (Radio Shack) terminou a 17ª etapa do Tour de France com uma surpresa inesperada. Ele foi recebido pelo presidente francês Nicolas Sarkozy.

Questionado sobre as semelhanças entre eles, Armstrong brincou. “Nós somos apenas dois homens de idade que gostam de andar de bicicleta.”

Sarkozy, que acompanhou a etapa no carro do diretor da prova Christian Prudhomme, respondeu a altura. “ A diferença entre nós é simples. Ele poderia se tornar um presidente, mas eu jamais seria um campeão como ele”, disse o francês, mostrando profundo respeito pelos feitos do norte-americano.

Perguntando sobre a possibilidade de tornar-se presidente, Lance sorriu e disse: “Não. Acho que sou uma pessoa muito privada. Gosto de estar com a família, amigos, a praia, sem esquecer da bicicleta. Eu acho que devo continuar com isso.”

Fora da briga pelo título, Lance Armstrong fez uma breve reflexão sobre o Tour de France e sua importância. “Sobre este ano? Lamento não ser mais novo e mais rápido. Eu tive o meu tempo e tenho uma longa história com o Tour de France. Tive muitos momentos bons, tenho muitas lembranças boas, então não posso reclamar e eu não vou reclamar.”

Nicolas Sarkozy aproveitou o momento e ressaltou que o heptacampeão do Tour é um exemplo de esportista e merece todo o respeito pelos feitos dentro e fora das competições.

“Minha história é certamente um pouco exclusiva no ciclismo profissional, mas no mundo como um todo, existem milhões de pessoas que estiveram mal como eu, lutaram e enfrentaram a doença”, disse Armstrong, lembrando da sua luta contra o câncer.

Em seguida, os dois se juntaram a Alberto Contador e Andy Schleck para algumas fotos.

Lance, novamente, elogiou Contador e acredita que o espanhol possa ser dominante nos próximos anos. Acho que ele é um grande campeão. Ele é muito competitivo, tem muita força e eu acho que ele será o favorito no Tour pelos próximos anos”, finalizou, exaltando seu ex-companheiro de equipe.