"O Tour está complicado", diz Ivan Basso

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Tadeu Matsunaga

Ivan Basso (Liquigas) terminou a 16ª etapa do Tour de France, com encerramento em Pau, 34min48s atrás do francês Pierrick Fedrigo (Bbox Bouygues) e despencou para a 27ª posição na classificação geral.

Basso revelou que vem sofrendo desde ontem com uma forte febre, o que prejudicou seu desempenho. “Estou muito cansado e desgastado, foi um dia muito duro”, disse.

O campeão do Giro 2010 afirmou que chegou a ter permissão para abandonar a competição, mas optou por permanecer dentro do Tour. “Hoje fui para honrar minha presença, mesmo que meus diretores tenham proposto para deixar a competição. Nunca gostei desse tipo de coisa e fiz o máximo para seguir.”

“O Tour infelizmente esteve difícil pra mim desde o começo. Foi e está sendo mais complicado do que eu imaginava”, emendou o italiano.

Ivan Basso confirmou que seu principal objetivo é aproveitar o dia de descanso e se recuperar, fazendo uma boa participação no Col do Tourmalet, na quinta-feira. “Agora eu só penso em me recuperar amanhã [quarta], e apagar esse dia ruim. Não é bom estar na parte de trás do pelotão, às vezes acontece”.

“Primeiro quero chegar quinta-feira no topo do Tourmalet sem esta respiração intolerável, e depois fechar em Paris de forma digna, como deve fazer o campeão do Giro d´Itália.”