"Essa vitória é para Renshaw", diz Cavendish

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Tour de France

Por Tadeu Matsunaga

Mark Cavendish teve motivos de sobra para comemorar seu quarto triunfo no Tour 2010. O britânico não tinha, sequer, a certeza de largar na 18ª etapa com encerramento em Bordeaux. “Eu não sabia se iria largar no dia de hoje quando me levantei”, disse o sprinter da Columbia. “Estive doente durante os quatro dias nos Pirineus. Estive com bronquite e febre, era uma dúvida se estaria competindo ou não hoje.”

Cavendish dedicou a vitória ao companheiro de equipe Mark Renshaw, que foi expulso da competição após o incidente na 11ª etapa, em Bourg lès Valence, quando desferiu cabeçadas contra Julian Dean (Garmin).

“É mais difícil correr sem Marcos, ele torna meu trabalho muito fácil. Ele me leva a 200m da linha de chegada e só tenho que fazer o meu trabalho. Mas eu tenho sorte que temos outros ciclistas que foram capazes de me embalar no último quilômetro.”

Questionado se a vitória desta sexta-feira havia sido tão fácil quanto pareceu, o britânico respondeu. “Difícil saber quão grande é a diferença. Eu apenas estou impondo meu ritmo e não sei o que acontece atrás de mim. Não importa se são cinco metros ou meia bicicleta, o que importa é ganhar, porque o Tour de France é muito difícil.”

Com o triunfo, Mark Cavendish chegou a sua 14ª vitória no Tour de France, ficando atrás do belga Freddy Maertens. “Eu sempre esperava ser considerado da mesma categoria de Erik Zabel, Sean Kelly, Freddy Maertens e Mario Cipollini. Esses são os caras que eu conhecia quando eu era pequeno, é uma honra pra mim”, afirmou emocionado.

Cavendish está 16 pontos atrás de Alessandro Petacchi na luta pela camisa verde, mas garantiu que fará o possível para vesti-la no domingo. “Eu vou tentar vencer na Champs Elysées aconteça o que acontecer. Isso é tudo que posso fazer.”