Tonny, do clã Magalhães, se despede das bikes

Atualizado em 21 de setembro de 2018
Mais em Bike

POR CHRISTIAN BAINES

A 10ª edição do Desafio de Ciclismo Internacional, que acontece nos dias 15 e 16 de julho, no Autódromo Internacional de Goiânia, marca a despedida do atleta Tonny Magalhães. Irmão do ciclista Wanderley Magalhães, que morreu no começo deste ano, Tonny está encerrando uma carreira de 23 anos no ciclismo para se dedicar ao Magalhães Esporte Clube, onde será responsável pela formação de atletas e pela organização de competições da Liga Goiana de Ciclismo.

Representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e com diversas vitórias no currículo – tanto no cenário internacional como no nacional –, Tonny diz estar preparado para “pendurar as sapatilhas”.

O Desafio nasceu há 12 anos por iniciativa de Wanderley Magalhães, que tinha a intenção de realizar aqui no Brasil algo semelhante às provas européias, das quais participou durante alguns anos. O sucesso do evento estimulou o surgimento de provas como a Volta de São Paulo, a Volta do Paraná e a Copa América.

Organizada pela da Liga Goiana de Ciclismo e pela Magalhães Sports, a prova vem crescendo a cada ano e nesta 10ª edição, além de contar com três novas categorias – Feminino, Junior e Máster – será válida para o ranking UCI América Tour.

A expectativa é de que a prova tenha um número maior de participantes em relação à edição do ano passado, que contou com 30 equipes e 180 atletas.

Mauro Ribeiro, técnico da equipe Extra-Suzano, espera conseguir bons resultados com seus atletas especializados em sprints, Kleber Neve, Renato Ruiz e Douglas Moi. “Este ano o percurso será um pouco maior, mas continua sendo uma prova bastante rápida”.