Shimano patrocina Brasil Enduro Series

Atualizado em 16 de outubro de 2018
Mais em Bike

A Shimano é a nova patrocinadora máster do Brasil Enduro Series. Este ano a competição de MTB, que mescla Cross-Country com Downhill, terá abrangência nacional e será dividida em três etapas. A abertura está marcada para os dias 10 e 11 de maio em Itaipava (RJ).

Além do Rio de Janeiro, Santa Catarina, entre junho e julho, e São Paulo, entre setembro e outubro, também receberão o evento. As datas e as cidades ainda serão definidas pela organização.

“O Enduro de Mountain Bike é uma tendência que muita gente está descobrindo e aderindo: um formato que permite ao atleta sentir a montanha com trechos de subida e descida. É uma modalidade divertida que também exige perícia e preparo, com os participantes atravessando as muitas variações no terreno da montanha. Estes longos trechos também pedem o uso de uma mochila mais apropriada para levar um pouco alimento e água suficiente para encarar esse período”, declarou Alexandre Okazaki, gerente de marketing da Shimano Latin America.

O Enduro MTB nasceu há mais de dez anos na Europa, para em seguida ter um ‘boom’ nos últimos três anos e vir para o continente americano, onde vem se popularizando cada vez mais. A modalidade é uma união de duas vertentes do Mountain Bike, o Cross Country e o Downhill, retornando às origens do esporte, com grandes deslocamentos em terrenos desafiadores e pouco explorados.

“Buscaremos respeitar ao máximo as regras internacionais do esporte, estabelecidas pela União Ciclística Internacional (UCI), mas ainda não existe uma definição 100% estabelecida. Pelo fato de o Enduro ser um esporte recente, cada organizador de competições adota seu regulamento de acordo com as regiões do respectivo país. Assim, vamos buscar a unificação dos vários conceitos do esporte”, justifica Théo Duarte, um dos organizadores do Shimano Brasil Enduro Series.