Seabra e Gehard campeões da 9 de Julho

Atualizado em 21 de setembro de 2018
Mais em Bike

POR CHRISTIAN BAINES

Mesmo sendo realizada em um sábado, depois de antecipada em um dia para não coincidir com a final da Copa do Mundo, a 63ª edição da 9 de Julho foi considerada um sucesso pela Federação Paulista de Ciclismo, entidade organizadora da prova. Três mil ciclistas, mesmo número da edição do ano passado, estiveram presentes no Autódromo de Interlagos.

Na categoria elite masculino, o vencedor foi Renato Seabra, da equipe (DataRo/Blumenau/Pinarello). Ciclista de estrada e de mountain bike, Seabra escapou do pelotão na 14ª volta e não foi mais alcançado. Completou o percurso em 2h04min21s, com oito segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Rafael Andriato (Memorial/Santos/Giant). O terceiro lugar ficou com Antônio Nascimento (Memorial/Santos/Giant).

Seabra, que foi o representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, na modalidade mountain bike, diz que os treinos em MTB ajudam a melhorar seu desempenho nas subidas das provas de estrada. Agora, o ciclista está com as atenções voltadas à terceira etapa da Copa Internacional de MTB, prevista para acontecer no dia 6 de agosto, em Araxá (MG).

Vale lembrar que Seabra esteve dois anos suspenso por doping e só voltou a competir no início do ano passado.

Na categoria elite feminino, a campeã nacional de contra-relógio Débora Gehard e a vice Luciene Ferreira, ambas da equipe Scott/Marcondes César/Fadenp/SJCampos, ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente. As atletas permaneceram no pelotão e Gerhard se destacou no sprint final, completando as sete voltas no autódromo em 54min18s.

Érika Gramiscelli – atual campeã brasileira de estrada, que também compete em MTB – terminou a prova em oitavo lugar, atrás de outra mountain biker, a mineira Roberta Stopa.

A competição ainda teve a presença dos melhores atletas para-olímpicos do país.

Confira as classificações:

Elite Masculino – 20 voltas

1) Renato Seabra (Blumenau/DataRo/Pinarello) 2h04m19s
2) Rafael Andriato (Memorial-Santos/Fupes/Giant) 2h04m27s
3) Antonio Nascimento (Memorial-Santos/Fupes/Giant) m.t.
4) Raphael Mancini Serpa (PM Santana do Parnaíba/Zallok/ Dádiva/Vzan) m.t.
5) Diego Muller (Clube DataRo de Ciclismo) m.t.

Elite Feminino – 7 voltas

1) Débora Gehard (Scott/Fadenp/Marcondes César/SJCampos) 54m18s
2) Luciene Ferreira (Scott/Fadenp/Marcondes César/SJCampos) m.t.
3) Maria Luiza Belo (A Tribuna/Unilus) m.t.
4) Valquíria Bento Pardial (Peels Capacetes/Caloi/Nossa Caixa) m.t.
5) Camila Coelho (Sesla/Indaiatuba/Nossa Caixa) m.t.