Pedalada pede mais segurança na USP

Atualizado em 16 de outubro de 2018
Mais em Bike

Após os seguidos casos de roubo de bicicletas na USP (Universidade de São Paulo) que aconteceram neste início de ano, ciclistas irão realizar uma manifestação neste sábado, 01, para pedir mais segurança na Cidade Univesitária. O evento “Pedalada e caminhada pela segurança pública” possui mais de mil presenças confirmadas em uma Rede Social. O encontro está marcado para às 9h na Praça da Reitoria.

De acordo com a página, a USP, que é muito utilizada por ciclistas e corredores como área de treinamento, há tempos sofre com roubos de tênis e celulares. E recentemente tem crescido de forma assustadora o roubo de bicicletas.

“Não há estatística oficial, mas me arrisco a dizer que chegam a 5 bikes por semana. Os assaltantes chegam em motos, armados, muito cedo, entre 5 e 6h30 da manhã. Normalmente os ciclistas são agredidos ou derrubados das bicicletas durante o roubo e muitas vezes, voltam mais tarde para roubar mais bicicletas”, descreve  a página.

A manifestação irá ocorrer duas semanas após o promotor de Justiça Roberto Bodini sofrer um assalto enquanto pedalava no campus ao lado de um amigo. Posteriormente, Bodini conseguiu reaver sua bicicleta graças a um amigo que conhece um dos líderes da favela do Remo, que fica ao lado da USP. 

Depois da ocorrência, a USP passou a ter reforço da PM. Com medo, alguns ciclistas decidiram contratar escolta armada para acompanhá-los.