Empresa lituana cria suporte inteligente para bicicleta

Atualizado em 01 de dezembro de 2016
Mais em Papo de Pedal

Encontrar em casa ou no apartamento um lugar para guardar a bike que seja prático e não ocupe muito espaço não é uma tarefa fácil. Para tentar solucionar o problema foram criados suportes para bicicleta que podem ser instalados em paredes e até mesmo no teto. Mas uma empresa da Lituânia resolveu ir além e desenvolveu um suporte para bicicleta vertical e inteligente, batizado de Parkis.  

O Parkis foi projetado para ser fixado na parede, mantendo a bike em pé, como fazem alguns modelos de suporte para bicicleta já existentes no mercado. Seu diferencial, no entanto, é a praticidade oferecida por um mecanismo que poupa o esforço do usuário em erguer e prender a magrela. Com o sistema, basta encaixar a roda dianteira na base do suporte no chão e ele trava e levanta a bike automaticamente.

 

 

A ideia surgiu do cofundador do projeto, Vygantas Radvila, que não conseguia encontrar uma solução parecida no mercado que o ajudasse a guardar suas cinco bicicletas em casa. Então, ele começou a projetar algo para uso próprio, e assim surgiu o Parkis. “Algumas pessoas são forte, outras não, e é realmente difícil levantar uma bicicleta”, justificam os desenvolvedores do projeto, que ainda está em fase de financiamento coletivo na plataforma Kickstarter. A meta era conseguir arrecadar 12 mil euros, mas a ideia foi tão bem aceita pelo público que já foram doados cerca de 55 mil euros.

A equipe de desenvolvimento vem se dedicando ao projeto há dois anos, e a expectativa é que o Parkis comece a ser comercializado a partir de março de 2017. Após o lançamento, o novo suporte para bicicleta contará com dois modelos, o original (amarelo) e o luxo (prata), que devem custar 259 e 419 euros (entre R$ 930 e R$ 1500), respectivamente.