DivulgaçãoFoto: Divulgação

Skunk Lock: o cadeado para bike que reage a assalto

Atualizado em 29 de novembro de 2016
Mais em Papo de Pedal

Só quem já teve a sua bicicleta roubada sabe o quanto a situação é irritante. O ciclista Daniel Idzkowski, de São Francisco (EUA), foi uma vítima de um caso assim, porém não se conformou com o fato. Munido pela sede de vingança, o designer criou um cadeado para bike capaz de reagir à ação do ladrão.

Chamado de Skunk Lock, ao ser quebrado ou forçado, ele libera um gás lacrimogêneo que provoca irritação nos olhos e vômitos no infrator. Além disso, a substância se impregna na roupa, danificando-a, de modo que fica difícil para o ladrão fugir pedalando a bike.

O argumento de Daniel é que todo cadeado para bike disponível no mercado pode ser aberto se a ferramenta certa for usada. Embora ele assuma que seu produto não seja capaz de impedir um roubo, de uma coisa ele tem certeza: o ladão não vai sair ileso.

O designer assegura que o gás não atinge pedestres que estejam próximos e nem mesmo a bike, pois o cadeado vem com um manual que ensina como limpar qualquer resquício da substância.

Por enquanto, o Skunk Lock é apenas uma ideia em desenvolvimento. Para se tornar realidade, seu criador lançou uma campanha de crowdfunding com objetivo de arrecadar 20 mil dólares. O prazo ainda não acabou, mas o projeto já quase dobrou a meta.

Confira o vídeo que mostra como o cadeado funciona: