Ednei Suzlbach/Bike TVFoto: Ednei Suzlbach/Bike TV

Dez motivos para comparecer à Shimano Fest

Atualizado em 29 de novembro de 2016
Mais em Papo de Pedal

A fase de consolidação da Shimano Fest já foi concluída. A sétima edição, aberta nesta quinta-feira, no Jockey Club de São Paulo, apenas para lojistas e jornalistas, está inserida numa aposta de crescimento do evento, a despeito do cenário recessivo da economia brasileira.

Para tanto, o marketing da multinacional japonesa bolou sete pilares. A ideia, segundo Rogerio Tancredi, gerente de marketing da Shimano da América Latina, é proporcionar entretenimento atrelado ao ciclismo tanto para quem já pedala e ama esse mundo como também para os que não descobriram que podem se apaixonar por ele. Ainda.

Os sete pilares são: Expo, Bike Mobility, Espaço Mulher, Bike Kids, Bike Radical, Bike Show e Bike Competition.

Existe todo um universo tentador para a prática do exercício, do ciclismo, nos corredores formados pelos stands de 44 empresas, que representam mais de cem marcas.

Mas até os sedentários renitentes, aqueles que visitarão o evento apenas para acompanhar namorados (as) que pedalam, poderão se divertir no Jockey. Afinal, 20 food trucks e seis food bikes oferecerão opções gastronômicas no mínimo interessantes.

 

 

Após percorrer os stands por algumas horas, apontamos dez motivos que fazem valer (e muito) a pena visitar a Shimano Fest nos dois dias em que estará aberta ao consumidor final, sábado (24), das 9h às 17h, e domingo (25), das 9h às 18h.

1) Tecnologia 
A Shimano Fest tem um magnetismo comparável àquele que atrai os fãs de carros ao Salão do Automóvel. Confira as bikes da marca alemã Corratec, por exemplo, que apresenta modelos que alcançam preços de R$ 57 mil para o consumidor final. Fat bikes, garfos, pedivelas: várias marcas, investimento em desenvolvimento de tecnologias para diversos fins. Inteirar-se dessas novidades é fascinante.

2) Projetos sociais
A oportunidade de conhecer projetos como o do instituto Aro Meia Zero te ajuda a entender que o universo ciclístico é povoado por muita gente idealista. Animado por xícaras fumegantes do Bike Café, converse com esses cicloativistas e perceba que, ao doar bikes usadas, você estará fortalecendo iniciativas que formam cidadãos capazes de consertar suas próprias bikes, de empreender (abrindo bicicletarias, por exemplo), ou tornando-se mecânicos de bike.

3) Test drives
A oportunidade de testar magrelas da marca Oggi, por exemplo. Sinta o amortecimento, a resposta rápida…pedalar algo diferente de sua magrela habitual é sempre convidativo.

4) Bike Kids
Quem tem filhos e não gosta de vê-los envolvidos por tantas horas com TV e tablets sempre quebra a cabeça em busca de bons programas para os finais de semana. Que tal botá-los para pedalar? As opções: Tira-rodinha, Escolinha Bike para menores, circuito de Pump Track para os mais velhos, Pimp My Bike (oferta de adesivos para bikes e capacetes, além de refletores personalizados).

5) Rock
Parceria com a 89 FM traz ao Jockey Club o locutor Tatola, que vai se encarregar de oferecer um som que, na opinião do marketing da Shimano, tem a ver com bike. Kid Vinil, líder da banda Magazine, sucesso nos anos 80, também estará por ali.

6) Espaço Mulher
Aulas gratuitas de spinning certamente vão atrair mulheres interessadas no cultivo da boa forma física. Dicas de mecânica básica, além de palestras de ciclistas de excelente nível, como Priscilla Stevaux, que disputou a Olimpíada no BMX, são apenas algumas das atrações desse pilar.

7) Atletas olímpicos e paralímpicos
Além de Priscilla, circularão pelo Jockey Club atletas de alto nível como Gideoni Monteiro, solitário representante brasileiro no ciclismo de pista do Rio 2016, bem como o paraciclista Lauro Chaman, que entrou para a história ao conquistar medalha para o Brasil nos Jogos Paraolímpicos.

Rubinho Valeriano Donizete, Clemilda Fernandes, Renato Rezende…Quem ainda não conhece essa turma deve aproveitar a chance. A avenida Lineu de Paula Machado, aliás, será palco do Criterium por Pontos, uma disputa interessante.

8) Acessórios, produtos úteis
Conheça novas marcas de gel de carboidrato, pomadas para evitar assaduras, bretelles, capacetes…A vida do ciclista fica menos sofrida com isso tudo.

9) Seguros
Não é o assunto mais agradável, mas é cada vez mais necessário, diante dos números alarmantes de roubos de bikes. Conversar com corretores, entender como são feitas as coberturas e a que custo é uma tarefa importante.

10) Bike Radical
Apresentações de bike trial, BMX dirt jump e freestyle flatland. Não sabe o que é isso tudo? Vale a pena conhecer.

Confira no vídeo: https://youtu.be/Zu66eNkA5-4 

A programação integral da Shimano Fest pode ser conferida no site: http://shimanofest.com.br/cronograma/.

Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: R. Dr. José Augusto de Queiroz, S/N, Portão 1, próximo à ponte Cidade Jardim

Os idealizadores do evento, obviamente, incentivam os que queiram se dirigir a ele pedalando. Há um bicicletário com 500 vagas para atender a esse público. Os que não queiram (ou por algum motivo não possam) pedalar têm a opção do transporte público. A estação de trem da CPTM mais próxima é a Cidade Jardim (linha 9 Esmeralda).

A equipe de reportagem do Ativo.com respeitou o Dia Mundial Sem Carro e se deslocou sobre trilhos até o local, mas adverte: São Paulo ainda é uma cidade pensada para carros, e acessar a ponte, do outro lado do Rio Pinheiros, é uma experiência que comporta certa dose de aventura.