Alemão cria bomba de pneu integrada à bike

Atualizado em 24 de fevereiro de 2017
Mais em Papo de Pedal

O alemão Alexander Haager, de apenas 15 anos, criou uma inovação simples, mas que será literalmente uma mão na roda na vida dos ciclistas. Trata-se de uma bomba de pneu, batizada de Airsupply, que tem como principal diferencial o fato de ser integrada ao quadro da bike. O sistema utiliza o próprio canote da bicicleta como compressor para bombear ar para os pneus, o que é feito por meio de uma mangueira guardada em um selim adaptado.

O Airsupply foi pensado para todos os tipos de bicicleta, já que possui adaptadores para se encaixar em qualquer tamanho de canote. A invenção alemã também vem com uma luz de LED para fora do selim, para facilitar a localização à noite e ser uma iluminação extra, além de um medidor de pressão para garantir a calibragem correta dos pneus.

Segundo Alexander, que é ciclista, a ideia de desenvolver o Airsupply nasceu porque ele achava que deveria haver uma maneira mais prática de garantir os pneus cheios sem precisar ficar carregando bombas de pressão na mochila. Após 300 protótipos, o jovem alemão chegou à versão final, que pesa 480 g e está totalmente integrada à bicicleta. Atualmente a invenção é fabricada em parceria com a empresa RE.MO BIC e patenteada em 148 países, incluindo o Brasil. O valor inicial do produto é de US$ 40, mas ainda sem previsão de chegar por aqui. Haager – que até saiu da escola para continuar trabalhando no aperfeiçoamento do produto – também criou um  site de financiamento coletivo  para vender o produto e seguir com as pesquisas.