Como ajustar o câmbio traseiro da bike

Atualizado em 29 de novembro de 2016
Mais em Oficina

O câmbio mecânico funciona por meio da tensão do cabo de aço. Isto é, se o cabo estiver frouxo, o câmbio não vai subir muito bem, e se estiver esticado demais, não vai descer bem. Logo, é preciso haver um equilíbrio na tensão para que ele funcione adequadamente. Confira a seguir o passo a passo de como ajustá-lo.

Passo 1

O primeiro passo é liberar o câmbio, trocando a marcha até que a corrente fique no pinhão menor do cassete. Solte o cabo do câmbio com uma chave Allen, desatarraxando o parafuso que o mantém fixado.

ajuste cambio traseiro

ajuste cambio traseiro

 

Passo 2

Aperte o ajustador de cabo, localizado na parte de trás do câmbio. Vire-o no sentido horário até parar e depois volte uns cinco “cliques”; isso permitirá que você faça o ajuste fino caso precise, como veremos a seguir.

ajuste cambio traseiro

 

Passo 3

Estique o cabo e prenda-o no local correto (há uma pequena cavidade abaixo do orifício onde é rosqueado o parafuso responsável por fixá- lo). Depois, gire o pedal e acione o trocador para verificar a passagem das marchas. Caso a passagem para o próximo pinhão não ocorra, é sinal de que está faltando tensão no cabo. Para resolver isso, vire o ajustador no sentido anti-horário, o que aumentará a tensão. Se o câmbio passar direto para o terceiro pinhão, significa que o cabo está muito esticado. Nesse caso, vire o ajustador no sentido horário, diminuindo a tensão.

ajuste cambio traseiro

ajuste cambio traseiro

 

Passo 4

Gire o pedal e faça o teste passando todas as marchas. Para cada clique no trocador, a corrente deve subir ou descer um pinhão. Se isso estiver de acordo, então o ajuste do câmbio está feito. Caso ainda não esteja o.k., é preciso verificar o alinhamento da gancheira e o ajuste dos parafusos que limitam o curso do câmbio.

ajuste cambio traseiro

 

Câmbio eletrônico

Não é um bicho de sete cabeças! Diferentemente do mecânico, em vez de um cabo de aço, ele possui um cabo elétrico. Acione o trocador de marcha deixando a corrente no quinto pinhão (contando do maior para o menor). Então poderemos ter duas situações: na primeira, a corrente raspando no quarto pinhão; na segunda, o câmbio querendo descer para o sexto pinhão. Para resolver esses problemas, aperte o botão de ajuste localizado na caixa de junção dos cabos eletrônicos por 2 segundos, até acender uma luz vermelha. Depois aperte o botão do trocador para descer a marcha para a primeira situação ou o botão para subir a marcha para a segunda situação. Está pronto!

Por Johnny Lin