Como ajustar o câmbio dianteiro da bike

Atualizado em 29 de novembro de 2016
Mais em Oficina

Para um bom funcionamento do câmbio dianteiro, é preciso ajustar a altura e o alinhamento do passador em relação à coroa maior. Confira o passo a passo sobre como fazer esse ajuste.

 

ajuste cambio dianteiroPasso 1

Para verificar a altura, deve-se puxar o câmbio para cima, aproximá-lo da coroa e utilizar uma chave allen 3 mm para medir a distância do braço em relação a um dos dentes. Para um bom funcionamento do câmbio, a altura deve estar entre 1 e 3 mm.

 

 

 

 

 

 

 

ajuste cambio dianteiro

 

Passo 2

É necessário também verificar o giro do câmbio dianteiro, puxando-o para cima e averiguando se o braço está sobreposto e alinhado com os dentes da coroa maior.

 

 

 

 

ajuste cambio dianteiroPasso 3

Para fazer o ajuste, solte a abraçadeira que prende o câmbio ao quadro — mas não totalmente. Em seguida, acerte a altura e o giro (alinhamento). Depois, aperte a abraçadeira. Feito isso, verifique novamente se a altura e o alinhamento estão de acordo.

 

 

 

Passo 4ajuste cambio dianteiro

Solte o cabo de aço do câmbio e gire o parafuso regulador que o conecta ao passador no guidão, no sentido horário, até o final. Em seguida, gire o parafuso no sentido anti-horário, quatro ou cinco cliques no máximo, para o ajuste fino. Feito isso, com a ajuda de um alicate, puxe a parte do cabo que sai do câmbio, sem tensioná-lo demais (apenas levemente), e aperte-o de novo.

 

ajuste cambio dianteiroPasso 5

Por fim, faça o teste. Verifique se a relação do câmbio traseiro está na marcha mais leve — no cassete ou pinhão maior — e faça a troca na coroa.

 

 

Por Johnny Lin