Troféu Brasil define seu campeão neste domingo

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Notícias

Por Daniel Balsa

A decisão do titulo da Elite Masculino agita a última etapa do Troféu Brasil de Triathlon, que será disputada em Santos, neste domingo (6). Paulo Henrique Miyashiro, Santiago Ascenço e Fabio Carvalho são os principais postulantes ao campeonato.

Apesar de líder da competição, Miyashiro não tem uma situação confortável por conta do descarte do pior resultado da temporada. Com 595,50 pontos, o triatleta, por enquanto, perderá 101, enquanto o vice-líder, Ascenço, não excluirá ponto algum, já que não disputou a segunda etapa.

Realizando um cálculo já com o descarte, Santiago seria o líder da competição com 498 pontos, contra os 494,50 de Miyashiro. Apesar de estar em quarto na tabela original, Fabio Carvalho tem muito mais chances que o terceiro colocado, Leandro Ferreira. Neste cenário, o primeiro tem 488 pontos e Ferreira fica com 408,5.

Até pelo equilíbrio que vem tomando conta do Troféu Brasil nesta temporada – foram quatro vencedores diferentes em cinco etapas –, o campeão do circuito sairá após o uso da calculadora.

Já no feminino, os “matemáticos de plantão” não terão maiores problemas. Com uma etapa de antecipação, Carla Moreno sagrou-se octacampeã – recorde do Troféu Brasil.