Trek fará recall por erros de fabricação

Atualizado em 24 de fevereiro de 2017
Mais em Notícias

A Trek Brasil, um dos principais nomes do mercado do ciclismo, soltou um comunicado de recall, na semana passada, que fala de problemas de fabricação em algumas de suas bicicletas. Na nota, enviada à imprensa, a multinacional afirma que modelos da marca foram comercializados com uma alavanca de blocagem rápida dianteira que abre mais que 180°, o que poderia causar acidentes.

A fabricante oferece gratuitamente aos ciclistas a troca do material. Aos consumidores que tiverem dúvidas sobre a existência ou não do erro em sua bicicleta, a Trek recomenda procurar um revendedor Trek local para uma inspeção gratuita.

Troféu Brasil
CORRATEC LANÇA BIKE COM TECNOLOGIA DE F1

Veja a nota na íntegra:

Algumas bicicletas Trek foram vendidas equipadas com freios a disco e uma alavanca de blocagem rápida dianteira que abre mais que 180°. Se a blocagem rápida for mal ajustada, ou deixada aberta numa bicicleta que também possua um freio de disco dianteiro, a alavanca da blocagem rápida pode ficar presa nesse conjunto. Se isso acontecer, a roda dianteira poderá se soltar do garfo dianteiro ou sofrer uma parada súbita e o ciclista poderá perder o controle da bicicleta.

A Trek preza pela segurança do ciclista, que deve sempre ajustar corretamente a blocagem rápida da bicicleta antes de pedalar. O Manual do Proprietário Trek contém instruções detalhadas para a instalação e remoção adequada da blocagem rápida. Caso o usuário não possua esse manual o mesmo deve consultar o revendedor Trek local.

Informações adicionais sobre o ajuste adequado da blocagem rápida, incluindo vídeos sobre a instalação e remoção da mesma estão disponíveis no site da Trek e outros vídeos demonstrando o ajuste adequado dela estão disponíveis no canal YouTube da marca. Recomendamos revisar esses materiais e consultar o revendedor Trek local para sanar quaisquer dúvidas a respeito do uso adequado da blocagem rápida.

A segurança do usuário Trek é muito importante, portanto caso deseje, a marca substituirá o mecanismo de blocagem rápida dianteiro das bicicletas afetadas gratuitamente. Isto inclui a substituição da blocagem rápida especialmente projetada com arruelas, se já tiver sido instalada na bicicleta.

Modelos afetados:
Qualquer bicicleta Trek equipada com freios a disco e uma alavanca de blocagem rápida dianteira que possa abrir mais que 180º e entrar em contato com o conjunto de freio a disco é afetada. Caso o ciclista não tenha certeza se a bicicleta possui essa combinação, a Trek recomenda levar a um revendedor Trek local para uma inspeção gratuita.

O que Trek fará pelos proprietários de uma bicicleta em recall?:
A Trek fornecerá a troca da blocagem rápida, incluindo a instalação, gratuitamente através de um revendedor da marca. Além disto, o cliente também receberá um cupom de desconto no valor de R$50,00 para a compra de itens Bontrager (exceto sapatilhas), no momento da troca da blocagem, e desde que efetuada até o dia 31 de dezembro de 2015.