ShutterstockFoto: Shutterstock

SP incluirá registro de chassi de bike em B.O.

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Bike

De acordo com uma nova resolução da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, os ciclistas que tiverem suas bicicletas roubadas ou furtadas poderão incluir o número de série (chassi) no boletim de ocorrência (B.O.). A medida, que tem por objetivo combater esse tipo de crime e facilitar a identificação dos produtos irregulares, deve ser oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado nos próximos dias, segundo a assessoria da pasta.

Antes, os registros das ocorrências traziam apenas as informações sobre o local, horário e o modo como ocorreu o roubo ou furto. Com o novo dado, que vem gravado no quadro das bikes, a polícia poderá verificar em uma abordagem se a bicicleta é ilícita ou não e, em caso afirmativo, identificar o seu proprietário. Dessa forma, o órgão aconselha a todos os ciclistas a anotarem e guardem em casa o número de série da sua bike para usá-lo quando necessário.

Dica de segurança
Já existem no mercado algumas empresas que facilitam o cadastro e identificação de bikes. É o caso dos sites Bike Registrada e Bicicletas Roubadas, que funcionam como um cadastro nacional por meio do qual o ciclista pode registrar sua magrela, alertar um roubo e se prevenir de adquirir um produto ilegal.