divulgaçãoFoto: divulgação

Sidoti brilha em Interlagos

Atualizado em 29 de julho de 2016
Mais em Notícias

Leandro Bittar

O ciclista paulista Breno Sidoti (Funvic/Marcondes César/ Pinda) venceu neste domingo (9/1) a Copa América de Ciclismo. Sidoti surpreendeu os principais favoritos e conquistou a prova escapado, percorrendo em 2h02min os 86 km (20 voltas) no autódromo de Interlagos.

“Sabia que estava muito bem. Treinei muito para esta prova. Dedico esta vitória a minha mãe. Já falei com ela por telefone e ela me disse que a nossa cidade está em festa”, diz o ciclista de Cruzeiro (SP), muito assediado após a prova.

Em segundo lugar ficou o companheiro de equipe de Sidoti, Roberto Pinheiro, e em terceiro, um dos principais favoritos ao título, Jean Coloca (Cannondale/São José dos Campos), que contou com uma grande torcida personalisada, vestindo uma camisa comemorativa ao título do ranking nacional.

A PROVA
Influenciado pela mudança de sentido do circuito – que neste ano deixou de ser igual aos carros da fórmula 1 – a expectativa era que a vitória não estaria na mão dos velocistas.

Na prática, assim que foi dada a bandeirada começaram os ataques. O circuito não ficou tão mais duro que o tradicional. Mesmo assim, logo José Eriberto, estreante na equipe Padaria Real/Caloi/Sorocaba, conseguiu uma fuga que chamou a atenção dos rivais.

Logo um grupo com outros ciclistas se juntaram ao passista, com alguns nomes perigosos, como Roberto Pinheiro (Funvic/Marcondes César/ Pinda) e Daniel Rogelin (Cannondale/São José dos Campos). Pouco depois juntou-se ao grupo Jean Coloca.

Sidoti saltou do pelotão e chegou ao grupo. Ele e Rogelin eram os principais interessados no sucesso da fuga, trabalhando para Pinheiro e Coloca. “Mas ninguém estava muito a fim de puxar. Levei umas duas voltas trocando com o Rogelin, mas quando atacaram na meta intermediária foi a gota d’água”, diz Sidoti.

O paulista atacou o grupo na subida do “S” do Senna e passou a pedalar sozinho. “Mantive o ritmo da fuga, mas vi que eles perderam muito, ficou tudo nas costas do Rogelin”, comenta o campeão.

Na liderança isolada, Sidoti afirma que precisou dosar as forças e que chegou a pensar que não conseguiria quando faltavam 3 voltas. “Andar 25 km escapado aqui em Interlagos não é fácil não. Estou muito feliz”, afirma o ciclista, que agora pensará no Torneio de Verão e no Giro do Interior de São Paulo.

No feminino, mais uma vez Janildes Fernandes (São José dos Campos) fez valer a força de campeã brasileira e levou a vitória em uma prova marcada por um acidente envolvendo inúmeras atletas, que deixou a briga pela vitória nas mãos de um grupo seleto. Janildes completou os 26 km de prova em 46min38s (média de 33,1 km/h).

Classificações
Masculino
1 Breno Sidoti (Funvic/Marcondes César/ Pinda)
2 Roberto Pinheiro (Funvic/Marcondes César/ Pinda)
3 Jean Coloca (Cannondale/São José dos Campos)
4 José Eriberto (Padaria Real/Caloi/Sorocaba)
5 Lauro Chaman (Memorial/Giant/Santos)

Feminino
1 Janildes Fernandes (Cannondale/São José dos Campos)
2 Valquíria Pardial (Funvic/Marcondes César/ Pinda)
3 Luciene Ferreira (Funvic/Marcondes César/ Pinda)
4 Natália Lima (PZ Racing/DKS Bike/São Paulo)
5 Uênia Fernandes (Clube Fernandes de Ciclismo)