Sem Pagliarini, Brasileiro começa neste sábado

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Notícias

Por Tadeu Matsunaga

Neste final de semana acontece mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Ciclismo, na cidade de São Carlos, no interior paulista. A competição terá as modalidades Elite Masculino e Feminina, além da categoria sub 23.

No sábado (26) as provas de contrarrelógio individual (CRI) abrem o Campeonato Brasileiro, a partir das 09h00. A distância a ser percorrida será de 20 km para as mulheres, enquanto os homens e a categoria sub 23 enfrentam 32 quilômetros de percurso.

Já no domingo (27) os atletas encaram um circuito de 9,9 km na prova de estrada. A Elite Feminina abre os trabalhos às 08h00, serão dez voltas – totalizando 99 km. A partir das 10h45min a Elite Masculina e sub 23 iniciam o trajeto; serão 19 voltas (188km).

O evento terá a participação de Murilo Fischer (Garmin Transitions). O ciclista completou recentemente o Giro d´ Itália e é um dos principais embaladores do sprinter Tyler Farrar na equipe norte-americana, e irá lutar pelo título nacional.

Ausência sentida

O ciclista Luciano Paglirini (Scott/ Marcondes Cesar/ São José dos Campos), em forma de protesto pelos atrasos e falta depagamentos dos salários de atletas, massagista e mecânicos integrantes da equipe, decidiu que não participarà do campeonato brasileiro de estrada 2010.

Pagliarini, de 32 anos, mostrou-se inconformado com a situação que a equipe do Vale do Paraíba atravessa. “ Alguma coisa precisa ser feita, essa situação não pode continuar. Todos da equipe vem sofrendo com atraso de salários. Isso não pode continuar”, disse.

“Você acredita nas promessas, deixa determinadas coisas passarem, mas chega um momento em que não dá mais. Somos profissionais e levamos o ciclismo a sério, é nosso esporte, nossa paixão e nosso ganha pão. Merecemos respeito. Procuramos fazer nosso melhor, mas não tem como seguir dessa forma. Temos que mudar isso”, emendou.

Selecionada para integrar o seleto grupos de equipes Pro Continental, a Scott chegou a competir na Volta da Turquia neste primeiro semestre, e montou um elenco repleto de bons nomes: Luciano Pagliarini, Jorge Giacinti, Matias Médici, Mauricio Morandi, Andrey Sartasov, entre outros.

O técnico José Carlos Monteiro, o Carlinhos, apontado como um dos principais responsáveis pelo atual momento da equipe Scott, foi procurado pelo Prólogo, mas não foi encontrado.