Retomada de percurso reforça charme da Copa VO2

Atualizado em 20 de abril de 2017
Mais em Notícias

A Copa VO2, a mais tradicional prova de ciclismo amador do Brasil, resgatou seu antigo charme e o percurso utilizado até 2010, pela Estrada Velha de Campos. A largada, a partir das 8h deste domingo (15) será na Praça Boulevard Araucária, no centro de Santo Antônio do Pinhal. A chegada, após sofridos mas prazerosos 48km serra acima, será na Avenida Emílio Ribas, no bairro do Capivari, em Campos do Jordão. Atraídos por esse chamariz, cerca de mil ciclistas se inscreveram para participar da 16ª edição do evento.

A retomada do trajeto que deu fama à prova motivou a mineira Andrea Pazzini, 53 anos, a recolocar sua magrela na Estrada Velha. “O antigo percurso me atraiu. Nos últimos anos, encurtaram o percurso. A subida pelo antigo campinho, pela Estrada Velha, toda sinuosa, é muito interessante. E o “xis” da prova, aquele diferencial, é o desafio da serra, com 13km ininterruptos de subida. Ali, é baixar a cabeça e fazer força na pernas”, resume.

Professora de educação física formada, Andrea administra um salão de bilhar tradicionalíssimo em Belo Horizonte, o Brunswick, fundado pelo avô dela em 1939. “O esporte para mim é fundamental para me livrar do estresse do dia-a-dia. E aqui é muito bonito”, emenda a empresária, com olhar de admiração voltado para o acolhedor centro turístico de Campos do Jordão, onde foram distribuídos os kits.

A organização da prova se viu forçada a alterar o percurso devido a uma decisão do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) que vetou, por alguns anos, provas ciclísticas em estradas estaduais, como a SP-50, a Estrada Monteiro Lobato.

Na outra ponta do percurso, Santo Antônio, a equipe de reportagem do Prólogo localizou um trio de ciclistas de Americana que já se considera vencedor, principalmente o comerciante Daniel Otero, de 39 anos.

Otero, conhecido em sua cidade como Melado, tinha 127 quilos quando um exame de rotina acusou a presença de um nódulo em sua garganta. Após levar uma bronca da mulher dele e do médico, tomou vergonha na cara e resolveu mudar o estilo de vida.Hoje com 94 quilos, praticamente em forma, festeja participação em sua primeira prova de serra, além de um prêmio inigualável. “Os últimos exames não acusaram mais presença de nódulo. Cada exame com resultado assim é uma vitória. Fico até emocionado de falar”.

Com o singelo objetivo de completar a prova, Melado faz questão de comemorar consumindo um dos produtos mais afamados de Campos. “É claro que vou tomar água depois de completar. Mas vou me permitir voltar a tomar uma cerveja, depois de muito tempo de dieta, para comemorar. E lá em Campos tem uma marca bem boa”, diz o agora fininho ciclista, acompanhado por dois grandes amigos cultivados em sua nova vida no pedal: Marcos Zanon e a personal trainer Gimena Stocco.

“Vi vídeos no You Tube desta prova de anos recentes e, como amador, fiquei meio assustado vendo as pessoas empurrando a bike”, diz Melado, referindo-se à temida subida do Baú. “O charme desta prova, na minha opinião, é a Estrada Velha de Campos. Foi muito boa a retomada do percurso antigo, e a chegada no centrinho de Campos é muito especial”, acrescenta Otero.