Paris-Brest-Paris começa nesta segunda

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Notícias

Por Daniel Balsa

Nesta segunda-feira, dia 20 de agosto, terá início o Paris-Brest-Paris – prova de longa distância mais famosa para ciclistas amadores do mundo –, um Audax de 1.200 km com quatro dias de duração.

Criada em 1981, a competição, que é marcada a cada quatro anos, terá cerca de 5.300 inscritos nesta edição, provenientes de 75 países diferentes, entre eles do Brasil.

Os brasileiros irão disputar a prova com bicicletas híbridas, mesclando acessórios e componentes de speed e mountain bike.

Diferente do ocorrido em 1999 e 2003, quando o país enviou apenas um representante, desta vez a delegação brasileira será representada por 15 ciclistas (14 homens e uma mulher), que já obtiveram êxitos em todos os outros Audax – 200, 300, 400 e 600 km – necessários para disputar a Paris-Brest-Paris.

O PBP pode ser realizado em qualquer condição climática e o ciclista não pode contar com a ajuda dos postos de controle. Caso seja necessário o auxílio, ele está eliminado da competição, onde o mais importante é cruzar a linha de chegada, sem se importar com sua colocação.

De acordo com o regulamento da prova, não apenas bicicletas são permitidas, mas qualquer veículo não-motorizado com duas rodas. Um patinete, por exemplo, pode ser utilizado, caso seja a preferência do competidor.

A prova terá destaque durante a próxima semana no Prólogo e também na edição de setembro da revista VO2

Curiosidades

+ O gaúcho Kayo Oliveira foi o primeiro brasileiro a completar a Paris-Brest-Paris. O feito foi realizado em 1999.

+A título de comparação, o percurso pelas estradas francesa é quase três vezes longo que a distância entre São Paulo e Curitiba.

+ O PBP terá cerca de 1.500 voluntários ao longo do percurso.

+ Muito se questiona sobre o nome correto desta modalidade de prova. Muitos dizem que deveria ser Randounnair, já que cada um da pode ditar seu ritmo próprio. As provas denominadas de Audax seriam as que os ciclistas de determinada equipe andam todos na mesma cadência. No Brasil, o nome mais corriqueiro é Audax e a suposta confusão teria um motivo: pelo fato do Paris-Brest-Paris ser organizado pela Audax Club Parisien (ACP).