Lance trama volta às competições, diz jornal

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Lance Armstrong, recentemente, se reuniu com o chefe da Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) em um esforço de anular ou reduzir seu banimento perpétuo do esporte e, assim, voltar a competir. A informação é do jornal americano The New York Times.

Pela primeira vez em dois anos, o outrora heptacampeão do Tour de France teria se encontrado com Travis Tygart, executivo-chefe da Usada, nas redondezas do Aeroporto Internacional de Denver.

Em entrevista, o diretor não confirmou a reunião. Armstrong, porém, teria dito a amigos próximos que o encontro transcorreu bem e que estaria otimista quanto ao desfecho da negociação.

Armstrong estaria obcecado pela ideia de voltar a pedalar e a competir em provas de triathlon de alto rendimento. Contra o ciclista, porém, há a relutância do americano em prover aos investigadores informações sobre a ação de agentes e membros das equipes nas violações de doping.

Em 2012, Tygart produziu documento de 202 páginas em que definia o caso de doping de Armstrong como o mais sofisticado da história do esporte. O diretor, desde então, tem sido o principal obstáculo na tentativa de retorno do astro. O último encontro entre os dois havia terminado de maneira amarga, com o ciclista americano tendo um ataque de nervos.

O novo chefe do órgão diretivo da União Ciclística Internacional (UCI), Brian Cookson, tentou intermediar uma reunião entre Armstrong e Tygart. Além dele, Scott Mercier, ex-integrante da equipe US Postal Services, trabalhou para que os dois se falassem. Mercier, que disse ter deixado o esporte em 1997 por recusar o uso de doping, é amigo de ambos Tygart de Armstrong e do dirigente.

Tygart, que não confirmou a suposta reunião com Armstrong, admite vislumbrar para Armstrong um papel importante no combate ao doping nos próximos anos.

Cookson barra Armstrong

Enquanto busca retomar sua vida profissional no ciclismo, Armstrong segue vivenciando seus dias de vilão.

Nesta terça-feira, Brian Cookson, afirmou que seria “desrespeitoso” se Lance Armstrong participasse do evento de caridade do Tour de France de 2015. O americano foi convidado pelo ex-jogador de futebol Geoff Thomas, que é organizador do evento.