Inalador de Froome gera polêmica

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Uma pequena polêmica marcou a 3ª etapa do Critérium du Dauphiné, na última terça-feira (10). Isto porque Chris Froome (Sky) foi flagrado usando um inalador durante a 2ª etapa, quando bateu Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) no alto de Col du Béal, fato que gerou as mais diversas especulações e controvérsias. Menos para Froome, que se mostrou surpreso com a 'polêmica' já que usa o aparelho desde a infância. 

"Eu tenho usado o inalador desde que eu era criança. Eu tenho asma induzida pelo exercício. Não é nada novo para mim, é algo que eu usei durante toda a minha carreira", explicou o britânico em coletiva de imprensa após a 3ª etapa.

Ainda segundo Froome, o aparelho é legal e não requer qualquer tipo de liberação por parte da UCI (União Ciclística Internacional). 

"Eu não o utilizo em todas as prova. Normalmente uso quando eu sei que virá um grande esforço. É completamente permitido e você nem precisa de um TUE (documento liberatório de medicamentos), então é uma grande surpresa que todos estejam falando sobre isso.

Mas apesar de Froome dizer que não há nada de ilegal, alguns inaladores de asma, se utilizados em excesso, são proibidos. Em um dos casos mais famosos do ciclismo, Alessandro Petacchi, hoje na Omega Pharma, foi flagrado com níveis excessivos de Salbutamol em 2008 e suspenso por um ano, tendo perdido suas cinco vitórias no Giro d'Italia de 2007. Na época, o italiano alegou que não fez nada de errado.

Perguntando sobre o porquê de tanta polêmica em torno de um inalador, Froome não fugiu do assunto. "Eu acho que, pela história do esporte, as pessoas buscam motivos", respondeu o atual campeão do Tour de France que concluiu.

"Várias pessoas já viram, em entrevistas que eu concedo após as provas, as tosses que tenho. Isto é porque minhas via aéreas estão obstruídas, e isso é uma das razões pela qual eu uso o inalador", finalizou.

Nesta quarta-feira os ciclistas disputaram a 4ª etapa do Critérium du Dauphiné. Yury Trofimov (Katusha) foi o vencedor. Na classificação geral, Chris Froome lidera com 12s de vantagem sobre Alberto Contador.