Freire na Katusha?

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Notícias

Por Fernando Bittencourt

O ciclista Oscar Freire, três vezes campeão mundial, segue sem uma equipe para 2012 e há rumores de que ele possa assinar um contrato envolvendo muitas cifras com a Katusha. Freire viria para o time russo para integrar o pelotão por, provavelmente, um único ano.

O espanhol se encontra disponível para negociações, uma vez que seu contrato com a Rabobank, sua equipe atual, não deve ser renovado. A Movistar chegou a manifestar interesse no ciclismo, mas os indícios dão conta de que Freire não faz mais plano do time de Eusébio Unzué.

O site cycloweb.it divulgou uma nota referente a uma declaração proferida por Hans Michael Holczer, diretor geral da Katusha: “Neste exato momento estamos negociando com um dos ciclistas mais importantes do mundo. Não podemos dizer qual o seu nome, mas esperamos anunciá-lo em breve”, disse o dirigente.

Além da suposta sondagem ao atleta, é quase certo que Erik Zabel, um dos maiores ciclistas alemães, que por seis vezes vestiu a camisa verde no Tour de France, integre a a comissão técnica da equipe russa. Ele teria um cargo parecido ao que exercia na HTC-Highroad, uma espécie de um mentor e técnico dos sprinters.

Holczer afirmou que Zabel conhece muto bem o mundo do ciclismo, por ter trabalhado com muitos velocistas fortes, entre eles, Mark Cavendish. “Ele trabalhará com a equipe desde a pré-temporada até o final dela”, destaca o diretor.

Além do alemão, a Katusha contratará para a comissão técnica o preparador físico Sebastian Weber, o assessor-técnico Michael Rich e o diretor-esportivo Christian Henn Ilega, todos ex-HTC-Highroad. Além disso, Holczer confirmou recentemente a contratação de outros sete ciclistas: Ángel Vicioso (Androni), Xavier Florencio (Geox TMC), Maxim Belkov (Vacansoleil) e Alexander Kristoff (BMC), além dos atletas Timofey Kritskiy, Nikita Eskov e Alexey Tsatevich, do time continental Itera-Katusha.