Erik Zabel despede-se das competições

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Notícias

Erik Zabel encerrou ontem, dia 27 de janeiro, sua carreira profissional com vitória na prova dos Seis Dias de Berlim, e foi ovacionado pelos 13 mil espectadores que lotaram o velódromo da capital. Ele e seu parceiro, Robert Bartko, ganharam a disputa com 269 pontos, 14 à frente dos segundos colocados Bruno Risi e Franco Marvulli.

O ciclista alemão, de 38 anos, competiu profissionalmente por 17 temporadas, e anunciou em dezembro que abandonaria o ciclismo profissional na prova que comemora a derrubada do muro que dividia a Alemanha.

Em sua carreira, Zabel somou mais de 200 vitórias, incluindo 12 etapas do Tour de France. Ele também é reconhecido por sua grande regularidade, conquistando a camisa verde de melhor sprinter do Tour seis vezes, entre 1996 e 2001. Em seu currículo também se encontram dois campeonatos alemães (1998 e 2003) e o Campeonato Mundial de 2000.

Mesmo com a aposentadoria, Erik não se afastará do ciclismo. Agora ele trabalhará para a equipe Columbia como conselheiro dos atletas com potencial para sprinters.