Copa VO2-Caloi

Atualizado em 04 de maio de 2016
Mais em Notícias

Por Cesar Candido dos Santos
Foto Alexandre Cappi

O Desafio Serra de Campos, disputado neste domingo, dia 30 de novembro, fechou com chave de ouro a temporada 2008 da Copa VO2-Caloi, uma das principais provas de ciclismo amador do país. A terceira e última etapa da competição reuniu aproximadamente mil atletas, que enfrentaram um percurso de 50 km, com 14 km ininterruptos de subida, entre Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, em São Paulo.

“Sem dúvida esta é uma das melhores provas que temos no Brasil para os ciclistas amadores. É a quarta vez que participo e novamente a organização estava perfeita”, afirmou o paulista Rogério Pólo, 40, engenheiro químico.

Para a maioria dos competidores, o grande atrativo da disputa é o desejo de superar a montanha e vencer os trechos de subidas que “castigam”, desafiam e exigem o máximo de todos os atletas.

“O charme da prova é o desafio da serra. Foi isto que me motivou a participar. O percurso é muito duro, mas já imaginava o que ia encarar e vim preparado. Fiquei muito satisfeito com a organização, os postos de hidratação e a sinalização da pista. Pretendo voltar outras vezes”, disse Rafael Cavicchioli, 36, representante comercial, de Campinas. “Faço triathlon e, além dos amigos, o que me motivou foi o desafio da montanha. É uma prova muito dura e difícil” concordou a paulista Camila Aliperti, 29, designer.

O dono da serra
O mesmo trecho de subida que fez “sofrer” a maioria dos atletas mais uma vez pareceu não impor dificuldades para Alex Diniz. O ciclista da equipe FAPI/ Gramado/ JKS/ Pindamonhangaba ditou um ritmo muito forte na prova, não deu a menor chance para seus adversários e conquistou o tetracampeonato na categoria Elite.

“Estou muito feliz com a vitória. Adoro participar desta competição, pois corro perto de casa. Treino de duas a três vezes por semana aqui”, disse o ciclista, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h23min17s e mais de 3min de vantagem para o segundo colocado, seu companheiro de equipe Raphael Mancini. O terceiro lugar ficou com Leo Thiago Ferreira (Flying Horse/ Caloi/ Suzano). “Conquistei este resultado graças a toda equipe, que fez um trabalho perfeito. Tivemos uma boa estratégia e meus companheiros me ajudaram muito até o momento que decidi atacar”, completou o vencedor.

Já na disputa amadora, o grande campeão foi Marcelo Marchiori, que terminou a prova em 1h32min31s e bateu no sprint final Ingo Bucheister, que ficou com o segundo lugar. Christian Reis completou o pódio na terceira posição.

Entre as mulheres, a vitória na Elite Feminina ficou com Daniela Genovesi, com o tempo de 1h41min38s. O segundo lugar foi de Karina Andrea Grande. No amador, Claudia Tollendal foi a primeira, seguida por Bárbara dos Santos e Laís Saes.

Classificação final
Elite masculina
1 – Alex Diniz (FAPI/ Gramado/ JKS/ Pindamonhangaba) 1h23min17s
2 – Raphael Mancini (FAPI/ Gramado/ JKS/ Pindamonhangaba) 1h26min40s
3 – Leo Thiago Ferreira (Flying Horse/ Caloi/ Suzano) 1h27min59s

Elite feminina
1 – Daniela Figueiredo Genovesi – 1h41min38s
2 – Karina Andrea Grande – 1h49min50s

Amador masculino
1 – Marcelo Marchiori – 1h32min31s
2 – Ingo Bucheister – 1h32min32s
3 – Christian Reis – 1h34min47s

Amador feminino
1 – Claudia Tollendal – 1h52min46s
2 – Bárbara Bianca dos Santos – 1h52min46s
3 – Laís Saes – 1h55min38s

Clique aqui para ver todos os resultados