Como fazer a limpeza na bike?

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Notícias

Por Daniel Balsa

Para limpar sua bicicleta, não é indicado o uso de jatos direcionados, pois a água pode entrar em compartimentos, como cubos e rolamentos, locais onde a água não penetraria mesmo se estivesse chovendo.

A recomendação é o usar água com detergente ou sabão neutro e enxaguar parte por parte para evitar molhar as peças que possuem rolamentos – aquelas que tem movimento giratório, comos movimento central e de direção, cubos e roda livre/catraca.

A corrente e os pinhões da roda livre devem ser limpos com querosene, utilizando um pincel na região. É também recomendável utilizar um pano para retirar o excesso e depois secar. Após, repita o processo para lubrificar sua bike.

Caso você pedale nas regiões litorâneas, o ideal é limpar a bicicleta com água e, depois, secá-la, sempre após o uso, evitando a ação do sal, responsável pela aceleração da corrosão, e a areia, que faz o papel de abrasivo.

Outros cuidados que você deve ter na conservação de sua bike são a de não mantê-la em lugares úmidos, evitando a corrosão dos componentes. Aplique com certa freqüência um anticorrosivo do tipo WD-40, mas sem atingir os aros e as sapatas de freio, pois o sistema de freio da bicicleta fica comprometido. Não guarde sua bike de forma que ela fique sustentada pelos pneus, evitando seu ressecamento.