Krzystzof e Holger (Reprodução Facebook)Foto: Krzystzof e Holger (Reprodução Facebook)

Ciclistas europeus são assassinados durante cicloviagem pelo México

Atualizado em 14 de maio de 2018
Mais em Notícias

Dois ciclistas que faziam uma viagem ao redor do mundo foram encontrados mortos em um barranco à beira de uma estrada no sul do México. Investigadores locais trabalham com a hipótese de assassinato. O alemão Holger Hagenbusch e o polonês Krzysztof Chmielewski viajavam pelo mundo de bicicleta quando se conheceram na cidade de San Cristobal de las Casas e decidiram pedalar juntos até Palenque, a cerca de 200 km, para ver as ruínas maias do local. 

As famílias de Holger e Krzysztof relataram o desaparecimento dos ciclistas, o que iniciou a busca policial. Os corpos foram encontrados abaixo de uma face rochosa no estado de Chiapas. O corpo de Krzystzof foi encontrado no dia 26 de abril, e o de Holger, uma semana depois, a cerca de 200 metros do primeiro.

Amigos de Holgen e Krzystzof protestam o parecer da polícia local sobre as mortes dos ciclistas no México (Foto: Reprodução Rodrigo Pardo/EPA)

Inicialmente, a polícia afirmou que a morte dos ciclistas tinha sido “um acidente”, e que eles teriam se desequilibrado e caído do barranco devido a fortes ventos, mas a análise dos corpos encontrou sinais de violência. 

O irmão de Holger, Rainer, que voou até o México para identificar seu corpo, escreveu em sua página no Facebook que ambos os corpos haviam sido mutilados. “O ciclista polonês foi decapitado e estava sem um pé”, disse. Holger tinha uma perfuração no crânio causada por uma arma de fogo. A pressão das famílias fez a polícia mexicana reavaliar sua posição.

 

 

“O promotor que alegou que foi um acidente não o fez de propósito ou de má fé, também não o fez para esconder evidências”, diz o promotor de homicídios de Chiapas, Luis Alberto Sánchez, para o jornal El País. “Pode ter sido um assalto violento. Talvez tenham resistido e por isso os mataram”, explicou Sánchez em uma entrevista por telefone. Ele não deu outras informações.