Brasileiro de Elite

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Notícias

Por Tadeu Matsunaga

O ciclista Otávio Bulgarelli tem motivos de sobra para comemorar a temporada 2010. O brasileiro, após três meses no Canadá, desembarcou no continente italiano e defendeu as cores da diletante MG Kvis Norda Pacific. Humilde, reconheceu “chegar atrasado” na Europa (por conta da idade), mas recompensou isso com dedicação e empenho.

Apesar de não obter os resultados almejados e ter a participação limitada em competições nacionais (sua equipe possuía licença polonesa, sendo impedida de disputar todas as provas diletantes na Itália), Otávio Bulgarelli convenceu e agradou. Sondado por equipes da elite, assinou com a Farnese Vini-Neri do campeão italiano Giovanni Visconti e entrou para o seleto grupo de brasileiras na elite do ciclismo mundial.

Em 2011, com novas responsabilidades, ele vive a expectativa de dividir espaço no pelotão com os maiores ciclistas do mundo. Em entrevista ao Prólogo, Bulgarelli fala da ansiedade e perspectiva para correr na próxima temporada e admite o desejo de defender a seleção brasileira no futuro.

Prólogo: Qual a avaliação que faz sobre a temporada?
O.B: Eu me esforcei muito e reconheci “meu atraso” em relação à Europa (Bulgarelli tem 26 anos de idade). Desde o momento em que cheguei à Itália conversei com meu técnico (Angelo Baldini) e disse que tinha o sonho de competir entre os profissionais. Levei tudo muito a sério, me dediquei e consegui meu grande objetivo, mesmo sem conquistar os resultados esperados.

Prólogo: Você falou sobre resultados, mas acabou tendo uma surpresa ao chegar à Itália.
O.B: Realmente tive uma grande surpresa. A minha equipe (referindo-se a MG Kvis) tinha sede na Itália, mas sua licença era polonesa. Isso limitou a minha presença em competições nacionais. Acabei participando de provas internacionais e utilizei os Granfondos para manter a performance.

Prólogo: Como foi a escolha pela ISD-Neri?
O.B: Como disse, os resultados não foram tão bons quanto eu desejava, no entanto, foram suficientes para agradar e chamar a atenção de algumas equipes. Recebi propostas da Androni Giocattoli e da ISD-Neri e optei pela segunda. Meu treinador (Baldini) tem uma boa relação com eles e isso pesou. Estou muito satisfeito.

Prólogo: Qual a expectativa para 2011?
O.B: No próximo dia 6 de dezembro embarco e fico 10 dias na Itália. Será meu primeiro contato com a equipe e a partir disso vamos estabelecer as metas para a temporada. Chego com o intuito de trabalhar e ajudar o grupo. Tenho consciência que Visconti e (Oscar) Gatto são os principais atletas do time. Vou ser o gregário que nunca fui antes e quero crescer ao longo do ano. Espero permanecer um bom tempo por lá.

Prólogo: E a seleção brasileira…
O.B: Tenho o grande sonho de defender as cores da seleção brasileira no Campeonato Mundial e nos Jogos Olímpicos. Como não temos a exposição de um Tour de France, o Mundial torna-se uma vitrine para todos nós. Foi uma pena o que aconteceu na Austrália quando estivemos representados apenas pelo Murilo Fischer (o Brasil tinha direito a três vagas).

Prólogo: Quais atletas têm potencial para defender a Seleção?
O.B: Acredito que o Rafael Andriato teve uma temporada fantástica e, não fossem os problemas de logística, era um nome certo neste último Mundial. O Gregory Panizo vem andando muito bem, assim como o Renato Seabra (líder do ranking nacional) e o Carlos Manarelli, que teve um excelente final de temporada. Seriam algumas das opções.

Prólogo: Temos uma colônia ciclística brasileira na Itália. Vocês trocam figurinhas?
O.B: Conversei com o Murilo Fischer assim que cheguei à Itália. Ele foi muito solicito e disse que se precisasse de algo ele estaria ao meu lado. Tenho contato com todos. Com o Andriato, Gideoni (Monteiro), Manarelli, todos nos damos bem.

Prólogo: Sua equipe está entre as convidadas para o Giro d’Italia. Já pensou na possibilidade de competir uma grande volta?
O.B: Sim e me motiva ainda mais. Não será fácil, mas caso esteja presente será fantástico. Competir entre os melhores ciclistas do mundo serve de motivação e vou buscar fazer o melhor e conquistar mais uma oportunidade