Ben Swift vence 2ª etapa na Califórnia

Atualizado em 02 de maio de 2016
Mais em Notícias

Por Fernando Bittencourt

Ben Swift (Sky) conquistou a vitória segunda etapa da Volta da California, vencendo Peter Sagan (Liquigas–Cannondale) e Matt Goss (HTC-Highroad). A boa performance do time britânico permitiu a Swift sua quinta vitória na temporada e a liderança provisória da prova.

“Quando estávamos chegando ao final da prova, o ritmo do pelotão acelerou bastante e minha equipe me embalou para a vitória” disse Swift ao VeloNews. “Quando a prova começou, a situação estava bem mais tranquila, já que haviam poucos atletas no páreo. No final, até a última volta, minha equipe estava ao meu lado o tempo todo, exercendo seu trabalho de forma impecável e não tenho palavras para agradecê-los.”

As péssimas condições climáticas, mais uma vez, prejudicaram a prova, que teve seu percurso modificado no ano passado – anteriormente a largada acontecia do Squaw Valley. (o percurso atual tem uma montanha e 94 quilômetros a menos).

Um quarteto formado por James Driscoll (Jamis-Sutter), Ben Jacques Maynes (Bissel), Timon Seubert (NetApp) e Lazlo Bodrogi (Team Type ) protagonizou a fuga do dia. Eles conseguiram uma vantagem máxima de cinco minutos, mas o final da etapa, em Sacramento, era apropriado para os velocistas.

O bom trabalho das equipes Saxo Bank, Sky, HTC-Highroad, United HealthCare, Rabobank e a Liquigas reduziu a vantagem dos escapados, que acabaram neutralizados a 5 km da meta.

Garmin-Cervelo e HTC-Highroad tomaram as rédeas do pelotão, ditando um ritmo acelerado e evitando possíveis ataques, enquanto se dirigiam à linha final, com Saxo Bank sendo embalada por JJ Haedo e Baden Cooke.

A chuva persistiu ao longo de toda a corrida, deixando o terreno escorregadio e perigoso. A SpiderTech estava perto de tomar a liderança, mas quem ditou as regras na última volta foi a Saxo Bank. Matt Goss (HTC) e Peter Sagan (Liquigas) saltaram para o sprint final, mas o trabalho da equipe britânica embalou Ben Swift, que venceu a prova de forma convincente.

Classificação etapa

1 Ben Swift (GBr) Sky Procycling 2:47:12
2 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Cannondale
3 Matthew Harley Goss (Aus) HTC-Highroad
4 Kevin Lacombe (Can) Team Spidertech Powered By C10
5 Juan José Haedo (Arg) Saxo Bank Sungard
6 Alejandro Alberto Borrajo (Arg) Jamis – Sutter Home
7 Thor Hushovd (Nor) Team Garmin-Cervelo
8 Taylor Phinney (USA) BMC Racing Team
9 Oscar Freire Gomez (Spa) Rabobank Cycling Team
10 Shawn Milne (USA) Kenda/5-hour Energy Pro Cycling presented by Geargrinder

Classificação geral

1 Ben Swift (GBr) Sky Procycling 2:47:02
2 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Cannondale 0:00:04
3 Matthew Harley Goss (Aus) HTC-Highroad 0:00:06
4 Kevin Lacombe (Can) Team Spidertech Powered By C10 0:00:10
5 Juan José Haedo (Arg) Saxo Bank Sungard
6 Alejandro Alberto Borrajo (Arg) Jamis – Sutter Home
7 Thor Hushovd (Nor) Team Garmin-Cervelo
8 Taylor Phinney (USA) BMC Racing Team
9 Oscar Freire Gomez (Spa) Rabobank Cycling Team
10 Shawn Milne (USA) Kenda/5-hour Energy Pro Cycling presented by Geargrinder