Atividade física na infância ajuda a ter vida adulta mais saudável

Atualizado em 19 de dezembro de 2017
Mais em Notícias

Em época repleta de diversões eletrônicas, é cada vez mais raro ver as crianças saírem para praticar exercícios. De acordo com o relatórioDesenhado para o Movimento, feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), só neste ano, a  inatividade física deve ser a causa da morte de 5.3 milhões de pessoas. Sendo assim, o sedentarismo pode ser considerado um fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças.

E para diminuir as probabilidades de problemas de saúde, um estilo de vida mais saudável aliado a prática de atividade física precisam ser adotado desde cedo. "As crianças devem ser estimuladas a partir do nascimento. Isso é fundamental para o seu desenvolvimento neuropsicomotor. Dessa forma cria-se o hábito, que afasta o sedentarismo na vida adulta e reduz as chances de doenças", explica o Dr. Daniel Santos, cardiologista e médico do esporte do HCor. E os pais podem ajudar a despertar o interesse da criançada que, quando encorajadas a praticar exercícios desde a infância, tendem a se tornar adultos mais ativos, segundo o relatório do Pnud.

“A atividade física auxilia no desenvolvimento do sistema osteomuscular, no controle da glicemia, dos lípides e da pressão arterial. Além disso, ajuda no tratamento da ansiedade, depressão e, ainda, na prevenção de vários tipos de câncer”, diz o cardiologista.