Nas veias do Downhill

Atualizado em 21 de setembro de 2018
Mais em Bike

POR FELIPE MENDES

A cidade de Balneário Camboriú (SC) receberá, no final de semana dos dias 24 e 25 de junho, o Brasileiro de Downhill, a prova mais importante da modalidade disputada em território nacional. As descidas escolhidas foram as do Parque Unipraias, as mesmas que sediaram a primeira etapa brasileira da UCI World Cup DHI, em 2005.

Entre os grandes atletas do país, Wallace Miranda, Felipe Wermut, Alcides Souza Cruz, Marcos Marra e Djone Fornari já garantiram presença na etapa.

Odair Tavares, o Cowboy, também está confirmado. Competindo na categoria Master C (40-44 anos), na edição de 2005 Cowboy conquistou o vice-campeonato e este ano pretende ao menos manter a prata.

Mesmo assim não será uma tarefa fácil, uma vez que Odair entra na prova com os ligamentos da mão esquerda lesionados. “A mão dói bastante, o que atrapalha a pilotagem, mas não quero ficar de fora do Brasileiro”, revelou o piloto que depois pretende se voltar somente à recuperação.

O afastamento das pistas deixará o veterano Cowboy fora da etapa brasileira da mais importante prova do Downhill, a UCI World CUP DHI e 4X. É a segunda vez que o circuito mundial vem ao país e as provas também acontecerão no Parque Unipraias entre os dias 29 de junho e 2 de julho.

Confira as categorias do Brasileiro de Downhill:
Elite – 19 a 29 anos
Elite Feminino – 16 anos
Juvenil – 15 e 16 anos
Junior – 16 a 18 anos
Sub 30 – 19 a 29 anos
Master A – 30 a 39 anos
Master B – 35 A 39
Master C – 40 a 44 anos