Taça Brasil de XC: Raiza e Cocuzzi vencem

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Mountain Bike

A Taça Brasil de XC (Cross Country) reuniu no domingo (14) em Curitiba (PR) os principais nomes da modalidade no País para a disputa da primeira competição do calendário nacional de MTB em 2016. Válida pelo ranking da UCI (União Ciclística Internacional), a prova rendeu pontos importantes para a corrida pela vaga olímpica.

Principal nome do MTB nacional e provável representante do Brasil nos Jogos do Rio 2016, o carioca Henrique Avancini (Cannondale) liderou parte da prova, mas sofreu uma queda por conta da pista molhada e acabou ultrapassado pelo paulistano Luiz Cocuzzi (Lar/Scott/Shimano), que soube administrar a vantagem até o final e venceu com o tempo de 1h34min43seg, apenas 11 segundos a frente de Avancini. Com sua primeira vitória na temporada, Cocuzzi também somou 30 pontos no ranking mundial. Já Avancini contabilizou 20 pontos com a segunda colocação e Frederico Mariano (Caloi) 15, como terceiro colocado.

No feminino, Raiza Goulão (Specialized Racing BR), que é a melhor brasileira no ranking atualmente, não deu chances às adversárias, e venceu a competição com o tempo de 1h25min14seg, faturando mais 30 pontos no ranking. Raiza ainda dedicou sua vitória ao ultraciclista e companheiro de equipe Claudio Clarindo, que morreu atropelado no início do ano enquanto treinava em uma rodovia no litoral norte de São Paulo. Ao cruzar a linha de chegada, a campeã usou um cartaz para homenagear o amigo e ícone do ciclismo nacional, com a frase “I ride 4 Clarindo” (eu pedalo por Clarindo).

Resultado

Elite Masculino
1º – Luiz Cocuzzi (Lar/Scott/Shimano) – 1h34min43
2º – Henrique Avancini (Canondale) – 1h34min54
3º – Frederico Mariano (Caloi) – 1h37min21

Elite Feminino
1º – Raiza Goulão (Specialized) – 1h25min14
2º – Lisa Mitterbauer (BH/Srsuntour/KMC) – 1h36min14
3º – Tânia Clair Pickler (Free Force Race) – 1h36min46