Brasil disputa Pan na Colômbia

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Os principais nomes do Mountain Bike brasileiro estão reunidos na Colômbia para representar a seleção nacional, durante o Campeonato Pan-Americano de 2015, em Cota, a partir deste sábado (28 de março). O campeão pontuará 200 pontos no ranking mundial.

Em seu primeiro desafio internacional da atual temporada, a seleção brasileira buscará classificação para os Jogos Rio 2016. Apesar de terem uma vaga garantida, os atletas brasileiros querem que o país dispute a Olimpíada com o maior número de atletas possível.

“O Pan-Americano é fundamental na busca das vagas olímpicas. A competição acontece a 2.500 metros acima do nível do mar e a adaptação a essa condição é diferente para cada pessoa e isso será fundamental no desempenho. As três primeiras colocações distribuirão 470 pontos no ranking mundial e isso é importante nessa corrida pela classificação para Rio 2016”, disse o treinador da equipe Cadu Polazzo.

O Brasil leva dez atletas em quatro provas: Henrique Avancini, Frederico Nascimento, Sherman Trezza, Rubens Donizete e Ricardo Pscheidt disputam a categoria Elite masculino; Luiz Henrique Cocuzzi será o representante na Sub-23. No feminino, a seleção terá Raiza Goulão, Isabella Lacerda e Erika Gramiscelli. O piloto Lucas Bertol completa a participação brasileira, na prova de Downhill.

O ciclista Rubens Donizete, que já acumula quatro pódios internacionais nesta temporada, acredita em um excelente resultado, mas não descarta a preocupação com a altitude. “Realizei um trabalho específico para esse Pan e estou me sentindo muito bem. Tivemos a preocupação de tentar chegar o mais cedo possível aqui na Colômbia para não sofrermos com a altitude, que acredito seja um dos nossos grandes adversários”, disse Rubinho.

A empolgação brasileira se estende às mulheres. Erika Gramiscelli aposta em seu melhor momento da carreira para brilhar na Colômbia. “Nunca estive tão bem preparada fisicamente e mentalmente para uma competição. O meu objetivo principal é estar sempre entre as cinco melhores e buscar a vitória. Não tenho medo do que terei que enfrentar, realizei um trabalho de preparação física muito intenso e agora é só aguardar a largada”, destaca a brasileira.

Confira a programação da seleção no Pan:
28/03 – Downhill masculino
29/03 – XCO masculino elite
29/03 – XCO feminino elite