MTB: Brasil emplaca dois representantes em DeodoroFoto: MTB: Brasil emplaca dois representantes em Deodoro

Rio 2016: Avancini e Rubinho chegaram lá

Atualizado em 14 de dezembro de 2016
Mais em Mountain Bike

A União Ciclística Internacional (UCI) anunciou, nesta sexta-feira (27), a lista dos 38 países qualificados para a prova de mountain bike cross-country dos Jogos do Rio 2016, bem como a cota de ciclistas atribuída a cada qual.

Os Comitês Olímpicos Internacionais dos países qualificados terão até o dia 15 de junho para confirmar o número de atletas que vão inscrever. A UCI vai remanejar as cotas eventualmente vagas até 30 de junho.

As provas de mountain bike da Rio 2016 serão realizadas nos dias 20 e 21 de agosto, em Deodoro. O departamento técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo confirmou também na manhã desta sexta-feira quais serão os representantes do país na prova. Os convocados são Henrique Avancini, 18º no ranking internacional, e Rubens Donizete Valeriano, o 88º. É a primeira vez que o Brasil envia dois representantes na prova masculina de mountain bike em sua história. A modalidade entrou na programação olímpica a partir dos Jogos de Atlanta-96. A Rio 2016 será a quinta edição dos Jogos com mountain bike.

Os cinco primeiros países do ranking terão direito a três vagas; aqueles situados da 6ª à 13ª colocação recebem duas vagas; do 14º ao 23º são aquinhoados com um representante cada um. O Brasil conseguiu, a duras penas, se agarrar na 13ª posição, a primeira no continente.

Na disputa feminina da Rio 2016, o Brasil terá direito a participar com uma única representante, Raiza Goulão. Os reservas são Ricardo Pscheidt e Isabella Lacerda.