Ricardo Pscheidt e Erika Gramiscelli são campeões brasileiro de MTB Marathon

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Mountain Bike

Após uma sequência de quatro vice-campeonatos, o catarinense Ricardo Pscheidt, 33 anos, quebrou o tabu e conquistou no último domingo (24), em Juiz de Fora (MG), o seu primeiro título nacional no Mountain Bike Marathon. Erika Gramiscelli, campeã brasileira de XCO, foi a mais rápida entre as mulheres e garantiu mais um título nacional nesta temporada.

O Marathon é uma das modalidade do Mountain Bike e que exige muita resistência dos atletas. Percursos longos, que também incluem passagens em single track e todos os outros atributos do mountain bike tradicional fazem parte desta disciplina.

Apesar de ter tido bastante dificuldade logo após a largada, Ricardo Pscheidt se recuperou no decorrer da prova e abriu uma pequena vantagem dos adversários ao lado de Rubens Donizete. Juntos, os atletas travaram um grande duelo durante vários quilômetros. Depois da metade da prova, Pscheidt chegou a perder contato com “Rubinho”, mas voltou a se recuperar e faltando dez quilômetros para o final lançou a sua última carta durante a subida final. A tática deu certo, e pela primeira vez em sua carreira, Pscheidt comemorou o título de campeão brasileiro de MTB Marathon. Josemberg Nunes (Associação Ciclística Alfa) terminou em segundo, seguido por Marcelo Candido (Clube de Ciclismo de São Caetano). Rubens Donizete (Merida/TMP/Jacarei) completou na quinta colocação.    

“Todo campeonato brasileiro é muito disputado. Como estamos no final da temporada o cansaço já vêm querendo tomar conta, então tudo se torna ainda mais difícil. O percurso foi duríssimo, com vários trechos em single track, bastante misto, o que exigiu ainda mais esforço. Sofri muito no inicio da prova, logo após a largada, mas com o passar do tempo fui conseguindo me recuperar muito bem e apostei tudo na ultima arrancada, quando faltavam uns dez quilômetros para o final. Acabou tudo certo e graças a Deus finalizei a prova como campeão. Já estava cansado de ser vice”, brincou Pscheidt.

Comprovando toda a força do ciclismo mineiro, Erika Gramiscelli, representante da equipe Circuit/Pindamonhangaba/Funvic, mais uma vez se superou competindo em casa e protagonizou uma incrível vitória na prova da Elite feminino. Embalada pelo pentacampeonato brasileiro de Mountain Bike XCO, conquistado em julho deste ano, também em Juiz de Fora (MG), Érika voltou a vencer, superando a gaucha Tânia Clair Pickler (Assiclo / Academia Corpo em Ação / Samuel Fanello) e Juliana Machado (Bike Brothers/Greens/Clinica 449/Miroir Esporte Clube) que completou o pódio feminino. Agora, Erika é tetracampeã nacional de MTB Marathon.