Raiza Goulão já é a 11ª melhor do mundo

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Mountain Bike

Eleita a representante brasileira para a disputa do mountain bike cross country nos Jogos do Rio 2016, a goiana Raiza Goulão vem fazendo a melhor temporada de sua carreira. No ranking mundial da modalidade, atualizado nesta terça-feira (1º) pela UCI (União Ciclística Internacional), a atleta já aparece em 11º lugar, sua melhor colocação, ficando a quatro posições da melhor marca já obtida por uma brasileira, que foi o 7º lugar da mineira Jaqueline Mourão, atleta que teve papel fundamental no início de Raiza no esporte, por meio do seu projeto MTeenB. “Foi depois do estágio na casa da Jaque no Canadá (2011) que voltei decidida que queria ser atleta. A partir daí busquei profissionais para me orientarem, como nutricionista, endocrinologista, etc.

Por isso agradeço muito a ela. A Jaqueline Mourão é um grande exemplo de atleta, que tornou-se uma amiga de verdade”, disse a atleta da equipe Specialized Racing BR, cuja ascensão no ranking se deu após a conquista inédita do vice-campeonato no Pan-Americano da Argentina e o 17ª lugar na etapa da Copa do Mundo em Le Bresse, na França, que contribuíram para que ela chegasse a um total de 1.170 pontos e à 11ª posição do ranking. “Esta terça-feira foi um dia surpreendente para mim. Quando avisaram sobre minha colocação, comecei a pular de alegria.

Só acreditei mesmo quando abri o site da UCI e confirmei a informação, pois era uma meta que eu previa antigir apenas em 2017”, declarou Raiza, que atualmente está em Livgno, na Itália, treinando a uma altitude de 1.800 metros, para dia 19 de junho viajar à Alemanha, onde competirá na KMC MTB Bundesliga, em Heubach, Stuttgart. Depois da Alemanha, a atleta deve retornar ao Brasil para defender seu título no Campeonato Brasileiro de XC (cross country), dia 16 de julho em Juiz de Fora (MG). O último desafio de Raiza antes dos Jogos do Rio 2016 será nos dias 6 e 7 de agosto, quando irá encarar mais uma etapa da Copa do Mundo de MTB, desa vez no Canadá.