MG abre Brasil Enduro Series 2015

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Mountain Bike

No último domingo (1°), Minas recebeu a primeira das quatro edições do Brasil Enduro Series. A prova de Enduro MTB teve largada na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, município tradicional na prática do mountain bike. Na principal categoria, a pro, quem faturou o título foi o paulista de Santa Bárbara do Oeste Thiago Boaretto (Specialized Factory Team), seguido de perto pelo mineiro Leonardo Mattioli (Santa Cruz) e pelo catarinense Nataniel Giacomozzi (HUPI Bikes / Isapa / Shimano), atual campeão nacional. André Bretas, de Minas Gerais, e Cristian Bravo (Chile) completaram o pódio.

A prova em Nova Lima contou com 25 km de deslocamentos, além de três estágios cronometrados: as especiais E1 e E2, ambas com 2,2 km, e a E3, com 2,8 km. “Foi uma competição muito boa. Acredito que meu tempo foi surpreendente. Andei com a S-Works Enduro 29, que se comportou super bem. Não tive nenhum problema mecânico e nem físico. Deu tudo certo e agora sou líder do Brasileiro de Enduro”, comemorou Boaretto.

Vice-campeão, o mineiro Leonardo Mattioli ficou 13 segundos atrás de Boaretto, que completou as três especiais em 13min22s. “Estou muito satisfeito com meu resultado. Foi uma corrida dura e com deslocamentos longos, que exigiram parte física e técnica”, avaliou Mattioli.

leiamais-cinza-novo
iconezinho PEDALA DAS MENINAS GANHA NOVA EDIÇÃO

Com cerca de um minuto atrás do vencedor do dia, Nataniel Giacomozzi, atual campeão brasileiro da pro, analisou a disputa. “O evento foi sensacional, com ótima estrutura. Choveu bastante na madrugada. Então as especiais ficaram ótimas para pedalar, com 90% de físico e 10% de técnica. A E3, por exemplo, tinha uma reta de quase 300 m de muito pedal, e acabei pecando fisicamente. A galera da pro anda parecido, e o pedal fez a diferença. Para Pomerode (SC) darei o máximo para recuperar. Imagino que lá será muito Downhill”.

Nas demais categorias, em três delas os atuais campeões brasileiros começaram com tudo a defesa do título e venceram na abertura: Gustavo Amorim (máster 2), Helio Nassaralla (máster 3) e Robert Marent (sênior). Já nas outras quatro disputas, vencedores inéditos no Brasil Enduro Series: Christoph Mutlitz (expert), Alexandre Simão (máster 1), Rodolfo Tomé (amador) e Raquel Couto (feminino).
A prova ainda teve uma categoria especial para as crianças, que contou com 20 atletas mirins.

O próximo desafio para os mountain bikers do Brasil Endure Series acontece em Pomerode (SC), nos dias 17 a 21 de junho. A prova conta pontos para o ranking do BES e também para o Monten Baik Enduro Latam Series. Em agosto, a competição continua no mesmo estado mas na cidade de Urubici, nos dias 15 e 16, e encerra 2015 na cidade de Itaipava (RJ), nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.

Classificação

Pro
1 – Thiago Boaretto
2 – Leandro Mattioli
3 – Nataniel Giacomozzi
4 – André Luiz Bretas
5 – Cristian Bravo

Expert
1 – Christoph Mutlitz
2 – Gustavo Fernandes
3 – Alex Escobar

Máster 1
1 – Alexandre Simão
2 – Marcelo Oliveira
3 – Evandro Dias Jr

Máster 2
1 – Gustavo Henrique Amorim
2 – Andre Melo Silva
3 – Luis Felipe Bastos

Máster 3
1 – Helio Nassaralla
2 – Leonardo Rocha
3 – Caio Salermo

Sênior
1 – Robert Marent
2 – Claudio Dutra
3 – Cristiano Reis

Amador
1 -Rodolfo Tomé dos Santos
2 – Christian dos Santos
3 – Frederico Araújo

Feminino
1 – Raquel Couto
2 – Joana Hornestam
3 – Isabella Ribeiro

Mais informações no site do Brasil Endure Series.