Energia para as ultramaratonas de MTB

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Mountain Bike

As chamadas ultramaratonas de MTB atraem cada vez mais os aficionados por ciclismo. Recém finalizada, a Cape Epic reuniu milhares de ciclistas de inúmeros países do mundo que pedalaram durante oito dias mais de 700 km na África do Sul. E em terras brasileiras, a cada ano o Brasil Ride se estabelece como a grande representante da modalidade do continente.

Mas antes que os aventureiros de plantão arrisquem-se em provas de enduro, é bom tomar certos cuidados, seja na parte física, seja na parte nutricional. Para isso conversamos com o nutricionista esportivo André Pellegrini, que nos deu valiosas dicas de alimentação para antes e durante as etapas.

1) Véspera

Para as semanas anteriores, recomendo não buscar grandes mudanças no peso (emagrecimento de ultima hora, por exemplo), e manter uma alimentação equilibrada, e com intervalos mais curtos entre as refeições (menor do que 3 horas).

Reduzir as gorduras e aumentar os carboidratos são uma boa estratégia para os 3 dias anteriores. Recomenda-se até ingerir mais calorias do que o habitual nesta fase. Eu reforço, inclusive, o uso de suplementos de carboidratos nos intervalos durante esses dias

2) Durante a prova

Se for uma prova mais curta (até 3 horas), pode-se ficar nos suplementos a base de carboidratos ou carboidratos com proteínas (a dose e o suplemento serão ajustados pelo nutricionista).

Para eventos mais longos, é sempre importante intercalar com estas bebidas de carboidratos o consumo de alimentos sólidos: barras energéticas, pequenos sanduiches, pequenos doces (com poucas gorduras) e consumir mais sal do que apenas os presentes nesses alimentos e bebidas.

3) Intervalo entre as etapas

Por experiencia própria, a refeição seguinte à uma etapa costuma demorar de uma a duas horas. Neste ínterim, o uso de suplementos é imprescindível pois poderão reduzir pela metade o tempo de recuperação permitindo, portanto, que o atleta esteja melhor recuperado para a etapa seguinte (menos dor, cansaço muscular). Além disso, refeições ricas em carboidratos, sempre com proteínas magras e em intervalos curtos

4) Dicas de alimentos

– Massa com molho vermelho e atum ou peito de frango
– Vegetais cozidos com arroz branco e carne moída com batata
– Arroz de forno com legumes e frango desfiado
– Sanduiche de pão branco com peito de peru, queijo branco, tomate e folhas
– Vitaminas de leite desnatado com frutas e açúcar