Brasileiro é prata no sub-23 do Pan de MTB

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Mountain Bike

O Brasil saiu sem medalhas nas disputas da categoria Elite do Panamericano de MTB, disputado entre os dias 27 e 30 de março em Barbacena (MG). No último dia de provas, a única conquista verde e amarela veio com Luiz Henrique Cocuzzi, prata no sub-23.

Cocuzzi realizou uma largada agressiva, assumindo a liderança na primeira volta. O brasileiro chegou a abrir uma boa vantagem, mas faltando duas voltas para o final sentinu câimbras o que o obrigou a diminuir o ritmo.

O colombiano Jonathan Botero assumiu a liderança na última volta, terminando com a medalha de ouro. Cocuzzi foi prata e Antonie Caron, do Canadá, o bronze.

 “Fiz o possível para vencer a corrida, mas infelizmente senti câimbras nas últimas duas voltas e isso prejudicou a minha prova. Terminei com aquele gostinho de que poderia ter vencido. De qualquer forma estou muito feliz com o bronze. Quero aproveitar para agradecer a CBC pelas iniciativas e projetos direcionados para o MTB. Essas ações são excelentes para a nossa evolução” afirmou Cocuzzi.

Entre as mulheres da Sub-23 quem levou a melhor foi a argentina Inez Gutierrez, que completou o percurso de 24,2km em 1h33min14s. A colombiana Xilomara Guerreiro levou a prata com 1h34min09s, enquanto a canadense Frederique Trudel, terminou com o bronze ao marcar 1h34min27s. 

Sem medalhas na Elite

O Brasil saiu sem medalhas na categoria Elite. Brasileiro mais bem colocado no ranking da UCI e um dos favoritos no masculino, Henrique Avancini caiu e teve problemas mecânicos terminando na 11ª posição. O melhor ciclista do Brasil entre os homens foi Ricardo Pscheidt, 6º colocado. Entre as mulheres, Raiza Goulão foi a 9ª.

A prova no masculino contou com um forte ritmo desde o ínico, imposto por ciclistas do Canadá, EUA e Colômbia, formando um grupo de líderes com cinco ciclistas, entre eles Henrique Avancini. O brasileiro chegou a liderar boa parte da prova, mas depois de se envolver em um pequeno acidente, ainda sofreu com problemas mecânicos, terminando na 11ª colocação. O melhor brasileiro foi Ricardo Pscheidt, concluindo na sexta posição. 

“O ritmo da prova foi bastante forte. Apesar de não conseguir fazer uma boa largada, aos poucos fui conseguindo estabelecer o meu ritmo e passei a ganhar posições. Estou alegre de poder ter sido o melhor brasileiro”, declarou Pscheidt.

Image and video hosting by TinyPic

A medalha de ouro ficou com o americano Stephen Ettinger, após concluir, debaixo de muita chuva, os 33,9km em 1h44min08s. A prata foi para o colombiano Fabio Castanheda a 59s e o bronze com o canadense Raphael Gagne a 1min03s. Na Elite feminina, a vitória ficou com a mexicana Daniela Campuzano, que terminou com 38s de vantagem sobre a segunda colocada, a canadense Mikaela Kofman, e 1min17s sobre a americana Mary McConneloug.

Confira os resultados da Elite Masculina
Confira os resultados da Elite Feminina
Confira os resultados do sub-23 Masculino
Confira os resultados do sub-23 Feminino