Maximiliano Blanco/CBCFoto: Maximiliano Blanco/CBC

Brasil conquista prata e bronze no Pan-Americano de MTB

Atualizado em 03 de abril de 2017
Mais em Mountain Bike

O Campeonato Pan-Americano de MTB, realizado no último final de semana nas cidades de Paipa e Boyacá, na Colômbia, terminou com um saldo total de 12 medalhas conquistadas pela seleção brasileira, sendo quatro de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. Dentre os destaques brasileiros, Henrique Avancini e Luiz Henrique Cocuzzi fizeram uma dobradinha no pódio da elite masculina, faturando a prata e o bronze, respectivamente.

Avacini, que foi o campeão da competição em 2015 e vice em 2016, chegou como um dos favoritos para conquistar o título deste ano, embalado pelo bom desempenho na ultramaratona Cape Epic, disputada recentemente na África do Sul, onde venceu duas etapas e liderou a prova por cinco dias, terminando na quinta colocação geral – melhor resultado já obtido pelo país na prova. O brasileiro, no entanto, não conseguiu segurar o outro favorito, o argentino Catriel Soto, campeão de 2016, que assumiu a liderança logo no começo, após uma forte largada.

Com o argentino liderando, Avancini e Cocuzzi trabalharam duro para se manter no primeiro pelotão e brigar pelo pódio. Duas quedas durante o percurso acabaram atrapalhando Avancini, que mesmo assim conseguiu recuperar o tempo perdido e conquistar a prata – sua décima medalha em Pan-Americanos. Logo atrás, chegou Cocuzzi para formar a dobradinha brasileira no pódio, na terceira colocação. A vitória acabou ficando com o argentino Catriel Soto, que conquistou o bicampeonato do Pan-Americano de MTB.

“Não esperava chegar tão bem fisicamente, considerando que eu estava competindo em uma prova de oito etapas uma semana atrás. Mas consegui me adaptar bem à altitude de 2600 metros e fiz uma boa prova. Mesmo faltando lucidez em determinados momentos, que acabaram acarretando em dois tombos, consegui me recuperar e ficar bem fisicamente para disputar a medalha de prata com o Cocuzzi, que também fez uma excelente prova. Agradeço de coração a torcida de todos e apesar de não conseguir conquistar o ouro podem ter certeza que fiz o meu melhor”, declarou Henrique Avancini.

 

 

Já na elite feminina, a brasileira Raiza Goulão, vice-campeã em 2016, largou na segunda colocação e brigou pela liderança boa parte do percurso. Mas por conta de problemas estomacais a partir da terceira volta acabou perdendo posições, terminando na quinta colocação. A vitória ficou com a americana Erin Huck, seguida pela Mexicana Daniela Campuzano em segundo e a argentina Maria Agustina em terceiro.

Ainda no MTB XCO (cross country olímpico), o Brasil também subiu ao pódio na categoria sub-20 com a prata de José Gabriel, na Master B1 com o ouro de Silvio Neves de Amorim, na Master A2 com a prata de Kilder Melo e na Master C1 com o bronze de Pablo Maur.

No Downhill foram mais quatro medalhas. Maicon Pradella levou o ouro na categoria Junior, assim como Nataniel Giacomozzi na Master A1, que ainda contou com o bronze de Volkmar Berchtold. Na Master A2 outra dobradinha brasileira, com Markolf Berchtold e Cleiton Isberner, que conquistaram o ouro e a prata, respectivamente – foi o décimo título Pan-Americano na carreira da Makolf. A seleção brasileira somou ainda mais um bronze conquistado por Bruna Ulrich na elite feminina.

Com as 12 medalhas conquistadas, o Brasil terminou o Pan-Americano de MTB da Colômbia na segunda colocação entre as nações, atrás apenas dos anfitriões. Na terceira posição ficaram os Hermanos argentinos.