Brasil e Colômbia faturam a Short Track

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Mountain Bike

Colômbia e Brasil foram os campeões da final latino-americana do Shimano Short Track, evento que ocorreu no último domingo (23) dentro do 5º Shimano Fest, no Parque das Águas, em Sorocaba (SP). Na elite masculina o título ficou com o favorito Fabio Castañeda, enquanto no feminino a goiana Raíza Goulão faturou o bicampeonato. Na categoria júnior, Bruno Martins foi o campeão.

Na prova que encerrou a competição, Fabio Castañeda se impôs de ponta a ponta, sem ser ameaçado pelos rivais. O campeão pan-americano de 2013 cruzou com 38s de vantagem sobre o segundo colocado e dedicou a vitória à esposa e familiares. “Encerrada a temporada, tenho que agradecer o apoio da minha esposa, que é o meu pilar, além dos meus familiares que me incentivam muito”, comemorou.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  CAMPEÕES BRASILEIRO GANHAM BOLADA

Marcelo Cândido e Guilherme Muller, ambos da LM/Shimano, ficaram na segunda e terceira colocações, com o pódio completado por José Gabriel Marques (Specialized) e Peterson Tozzi (Ironage/Colner). “A prova exigia demais. O ciclista tinha que fazer muita força do começo ao fim, para ser o vencedor. Os ciclistas eram de alto nível e o circuito, muito bonito. A vitória chegou na hora certa porque venho de um mês e meio parado devido a uma lesão na panturrilha”, finalizou o colombiano. 

A goiana Raiza Goulão, da equipe Soul Cycles, conquistou o bicampeonato do Shimano Short Track nacional, além do seu primeiro título latino-americano na competição, após o vice em 2013. “A torcida contagia muito a gente. A pista não era muito técnica, mas exigia força o tempo todo. Larguei no grupo da frente, mas como a disputa estava muito equilibrada um acidente em uma das curvas provocou a queda da líder”, relembrou Raiza. O pneu dianteiro da bike de Isabella Lacerda (LM Shimano) estourou após choque com a costarriquenha Adriana Rojas. Raiza vinha em terceiro e aproveitou para ultrapassá-las. 

“Sabia que não poderia errar e graças a Deus fiz uma corrida correta. Ontem (sábado) participei da Pearl iZUMi Run 5k para aproveitar o clima de confraternização. Hoje, fiquei muito feliz ao ver principalmente as crianças me apoiando durante a prova”, contou Raiza. “O legal era saltar no meio fio, pular os troncos de árvore, fazer bem as subidas. O clima estava muito bacana e foi muito bom sentir a energia positiva do público do Shimano Fest”, concluiu. Adriana Rojas (CRI), Jaqueline Leal, do Lar Nossa Senhora, Valentina Monsalve (CHI) e Sara Torres (Paraguai) completaram o pódio entre as mulheres.

fabio-raiza

Os campeões Fabio Castañeda e Raíza Goulão – Foto: Maximiliano Blanco/Shimano


Final latino-americana Shimano Short Track

Categoria masculina
1-Fabio Castañeda (Colômbia): 13 voltas 24min50seg
2-Marcelo Cândido (Brasil): 13 voltas – 25min28seg
3-Guilherme Muller(Brasil): 13 voltas – 25min39seg
4-José Gabriel Marques (Brasil): 13 voltas – 25min49seg
5-Peterson Tozzi (Brasil): 13 voltas – 25min59seg

Categoria feminina
1-Raiza Goulão (Brasil): 11 voltas – 25min00seg
2-Adriana Rojas (Costa Rica): 11 voltas – 25min20seg
3-Jaqueline Leal Borba (Brasil): 11 voltas – 27min09seg
4-Valentina Monsalve (Chile): 7 voltas
5-Sara Torres (Paraguai): 4 voltas

Categoria júnior
1 – Bruno Martins: 25min21seg
2 – Rafael Santantonio: 26min10seg
3 – Rodrigo Freitas: 26min11seg
4 – Willian Souza: 27min05seg
5 – Marcelo dos Santos – a uma volta 

Foto: Maximiliano Blanco/Shimano