Bernardo Cruz é bi do Downhill Taxco

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Mountain Bike

O ciclista mineiro Bernardo Cruz (GT Bycicles) fechou a temporada 2015 em grande estilo ao conquistar no último domingo (22 de novembro) o bicampeonato do Downhill Taxco, prova de downhill urbano realizada desde 2012 na cidade de Taxco Pueblo Mágico, no México.

O evento mexicano foi o último da temporada de downhill urbano. O brasileiro fechou o percurso pelas montanhas e escadarias da cidade em 01h46min38s, seguido do vice-campeão, o esloveno Filip Polc, que terminou a prova em 01h46min94s. O britânico Matt Walker ficou em terceiro (01h47min76s).

O brasileiro disse ter aprovado o novo percurso da prova mexicana, com menos montanha e mais trechos urbanos. “Para mim, é a etapa mais divertida do circuito (City Downhill), mas também de muita exigência física. A pista em Taxco é bastante técnica e feita para quem gosta de acelerar”, declarou Bernardo Cruz, que subiu ao pódio em todas as etapas do City Downhill, menos na brasileira (a Descida das Escadas de Santos), onde terminou em sexto lugar na pista menos técnica do ano.

Para ele, no entanto, o bicampeonato no México coroou um ano com excelentes resultados, como o tetracampeonato nacional e o quarto lugar no ranking internacional. “Também venci a etapa final do Brasil Enduro Series, em Petrópolis (RJ), fui vice no ‘Whip-Off do Crankworx Whistler e top 3 no Pan-Americano de MTB DH. Mas sigo lutando pela evolução, a cada temporada aprendendo alguma coisa e adquirindo mais confiança para buscar bons resultados”, disse o ciclista, que já traça os planos para 2016 enquanto descansa em Ouro Preto, sua terra natal. Dentre os objetivos do próximo ano, estão o penta do Campeonato Brasileiro de Downhill o Pan de MTB e vencer, mais uma vez, o tradicional circuito de Crankworx, no Reino Unido.

Classificação geral do Downhill Taxco

1º Bernardo Cruz/BRA/01h46min38s
2º Filip Polc/SLO/01h46min94s
3º Matt Walker/GRB/01h47min76s
4º Tomas Slavik/POL/01h48min17s
5º Neko Mulally/EUA/01h48min20s