13ª Descida das Escadas de Santos

Atualizado em 24 de fevereiro de 2017
Mais em Mountain Bike

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, a cidade de Santos realizará mais uma edição da Descida das Escadas do Monte Serrat – uma das maiores provas de downhill do mundo. Atletas do mundo inteiro desembarcam no litoral brasileiro e se preparam para a 13ª edição da competição.

leiamais-cinza-novo
iconezinho DOWNHILL É DESTAQUE EM SÃO ROQUE (SP)

Assim como nas outras edições, os atletas deverão descer os 650 metros de extensão pelos 417 degraus do Monte Serrat. O grande desafio é baixar a escadaria no menor tempo possível, com técnica para enfrentar o longo trecho, que alterna curvas acentuadas, passagens estreitas e obstáculos.

Filip Polc, tetracampeão na prova, já está no Brasil. Ele venceu quatro vezes nos últimos cinco anos. Desde a sua estreia, em 2010, o eslovaco ficou de fora do pódio apenas em 2011.

Inspirada em uma competição semelhante realizada nos Estados Unidos no final da década de 1980, em que os ciclistas desciam montanhas e enfrentavam obstáculos naturais, a prova foi promovida no Brasil pela primeira vez em 2003, na cidade de Santos. No ano seguinte, foi reconhecida pela União Ciclística Internacional, passando a contar pontos para o ranking mundial — o que aumentou ainda mais o interesse dos atletas e fãs do ciclismo.

A prova integra a Copa do Mundo City Downhill Series.