Uma Bicicletada, ou Massa Crítica, em Vienna, na ÁustriaFoto: Uma Bicicletada, ou Massa Crítica, em Vienna, na Áustria

Bicicletada é tradição ciclística no mundo todo

Atualizado em 06 de dezembro de 2017
Mais em Mobilidade

Você conhece a massa crítica? Pedalada tradicional no mundo todo, a Bicicletada acontece desde 1992 em São Francisco, nos EUA, onde é conhecida como Critical Mass (ou Massa Crítica). O passeio acontece esporadicamente, com a última sexta-feira de cada mês sendo a “data oficial” em muitos lugares. O objetivo é reunir o maior número possível de ciclistas para andar juntos pela cidade, tomando as vias públicas para as bicicletas.

A Massa Crítica não tem liderança nem percurso definidos. Todos estão convidados, não é preciso pagar nada e o caminho é traçado na hora, de acordo com a vontade dos participantes. As bicicletadas clamam pelos direitos dos ciclistas e pedestres em cidades dominadas por carros. Em certas ocasiões, há motivos específicos para os encontros, mas de maneira geral as Bicicletadas são celebrações ciclísticas e divulgam a bicicleta como estilo de vida.

 

 

É comum ver participantes fantasiados, distribuindo flores e panfletos que informam a população sobre os benefícios da vida na bici. O único requisito necessário para a realização de uma Bicicletada é que haja ciclistas suficientes para ocupar uma determinada rua inteira, de modo que nenhum veículo motorizado possa passar por onde a massa está pedalando.

Bicicletadas pelo mundo

Atualmente, a Massa Crítica rola em mais de 300 cidades espalhadas pelo mundo, como Londres, Madrid, Los Angeles, Buenos Aires, Montreal e muitas outras. No Brasil, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis e Juiz de Fora já aderiram. O número de ciclistas e a frequência com que ocorrem varia de lugar para lugar.

As Bicicletadas acontecem faça chuva ou faça sol, são curtas e costumam durar de uma a duas horas. Se você ficou com vontade de participar da Bicicletada, veja o que já rola no Brasil aqui. Se não houver uma na sua cidade, considere começar uma!