Tecnologia para carros detecta presença de ciclistas

Atualizado em 20 de janeiro de 2015
Mais em Mobilidade

A Jaguar, fabricante de automóveis de luxo, está desenvolvendo um sensor que alerta os motoristas em relação a tudo que o cerca (pedestres, motociclistas e ciclistas). A tecnologia varia entre avisos sonoros, que evitam uma troca de faixa em um momento errado, a vibrações, que previnem que o motorista desatento abra a porta quando um ciclista estiver passando. Ainda um conceito, o ‘Sensor de bike’ é desenvolvido no Centro de Pesquisas da Jaguar, no Reino Unido.

A previsão é que o sensor detecte a presença dos demais veículos na rua ou estrada e o identifique como bicicleta ou motocicleta. O aparelho avisa, com som ou luzes, de maneira que o motorista irá instintivamente associar o aviso com o possível perigo.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  JAQUETA COM LED AJUDA CICLISTAS NAS CURVAS

Para o motorista distinguir de onde vem a bicicleta ou motocicleta, o sistema de áudio carro irá alertar – com uma campainha de bicicleta ou o ronco de uma moto – apenas do lado que a bike está passando. Caso o ciclista não ultrapasse o carro mantenha-se atrás, o sistema irá alertar o motorista com um ‘tapinha’ no ombro (direito ou esquerdo) como forma de aviso.

Outro destaque da tecnologia é que, conforme o ciclista se aproxima e ultrapassa o carro, luzes de LED localizadas na lateral acenderão, indo do amarelo ao vermelho de acordo com a distância da bike em relação ao veículo. O sistema também identifica pedestres que eventualmente atravessem na frente do carro, alertando o condutor com vibrações nos pedais.

Uma dúvida que surgiu é como o sistema reagiria em um ambiente tomado por bicicletas. Afinal, neste caso o motorista seria envolvido por sons, luzes e vibrações que com certeza atrapalhariam a condução do veículo.

De acordo com a Jaguar, isso não acontecerá já que o sensor será capaz de identificar os ‘perigos’ que o motorista não vê. Ainda deverá levar alguns anos até que a tecnologia chegue ao mercado.

video-cinza