SP terá bloco de carnaval movido a pedal

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Mobilidade

Quem quiser se divertir no Bloco do Pedal durante o carnaval de São Paulo terá que literalmente suar a camisa. Isso porque as caixas de som e o sistema de luz do bloco funcionarão com energia gerada pelos próprios foliões por meio de pedaladas. A iniciativa é da produtora Maria Filomena (conhecida como Filó) e do engenheiro eletricista José Carlos Armelin, sócio da empresa Pedal Sustentável, que há mais de dez anos estuda a aplicação de tecnologias alternativas no uso de bicicletas.

O Bloco do Pedal será composto por até oito bicicletas instaladas em uma plataforma móvel, onde as pessoas deverão subir e pedalar para poder ouvir as marchinhas de carnaval. O sistema desenvolvido pela empresa Pedal Sustentável, contudo, não prevê o uso ou armazenamento de energia em baterias ou tomadas elétricas. Ou seja, para que as pessoas se divirtam, é necessário que haja sempre alguém pedalando. Então, se quiser pular, vai ter que pedalar!

Preocupado com a acessibilidade e com a mobilidade urbana, o Bloco do Pedal também contará com bicicletas especiais para crianças e cadeirantes, que poderão acionar o equipamento pelas mãos.
Bloco do Pedal
Dias 6 e 7 de fevereiro, com saídas das 17hs às 21hs
Concentração: Praça Professor Noé de Azevedo, entre a Av. Lins de Vasconcelos e a Praça Teodoro de Carvalho (Vila Mariana)