São Paulo vai oferecer bicicletas no metrô

Atualizado em 04 de maio de 2016
Mais em Mobilidade

Por Thays Biasetti

Uma ótima notícia para os amantes de bicicleta. Seguindo o exemplo de Paris, onde a prefeitura disponibilizou bicicletas para serem usadas na cidade, o metrô de São Paulo também vai oferecer o veículo para os passageiros.

Quem utiliza o metrô irá poder utilizar as bicicletas gratuitamente em um período de 20 a 30 minutos. Se quiser usar o veículo por mais tempo, o usuário vai pagar uma tarifa de aluguel.

A proposta foi firmada ontem, 16 de abril, em uma parceira entre Estado, prefeitura e iniciativa privada. O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, diz que o objetivo é diminuir a superlotação do metrô. “As bicicletas vão facilitar o deslocamento em pequenos trajetos da capital paulista e ajudar a descongestionar a rede de metrô no Centro”, falou Portella.

Dessa maneira, os usuários irão evitar alguns trechos superlotados do metrô e utilizar a bicicleta para se locomover. Depois, basta devolvê-la em uma outra estação ou pontos de entrega. Para fazer parte do projeto, os interessados devem se cadastrar para obter um cartão do metrô. Outros detalhes irão ser definidos em duas semanas.

A implantação do sistema deve ocorrer até julho deste ano e vai estar disponível em apenas algumas estações do Centro e da Avenida Paulista.