São Paulo recebe prêmio por plano de ciclovias

Atualizado em 15 de janeiro de 2015
Mais em Mobilidade

O plano de implantar 400 km de vias cicláveis até o final de 2015 rendeu a São Paulo um inédito prêmio de transporte sustentável para o Brasil. Um prêmio triplo já que Belo Horizonte e o Rio de Janeiro também foram premiados por conta de outras ações para melhorar a mobilidade urbana.

As três capitais receberam o “Susteinable Transport Award”, prêmio que é organizado pela ITDP (em inglês Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento). Participam do comitê julgador diversas empresas e organizações internacionais especializadas no assunto. A cerimônia aconteceu em Washington.

Esta foi a primeira vez que três cidades foram premiadas na mesma edição. Além da implementação dos novos 400 km de vias cicláveis, que elevarão para mais de 500 km a rede cicloviária de São Paulo, a capital paulista também recebeu menção pela implementação de 320 km de faixas exclusivas para ônibus, o que elevou em 21% a velocidade média dos ônibus, e a limitação de números de vagas para carros nos futuros prédios comerciais e residenciais, acordados no novo Plano Diretor.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  CÂMARA DE CURITIBA APROVA A ‘LEI DA BICICLETA’

Já Belo Horizonte foi elogiada pela implementação do sistema de BRT (Ônibus Rápido), que opera em dois corredores totalizando 23 km, pela revitalização do centro, onde há ruas exclusivas para pedestres, e a implementação de 27 km da rede cicloviária.

Finalizando, o Rio de Janeiro foi premiado após inaugurar a segunda, de quatro, linha de BRT prevista para antes dos Jogos Olímpicos de 2016. O novo corredor de ônibus possui 39 km e é utilizada por 270.000 pessoas diariamente.

Entre as cidades que já receberam o prêmio estão Buenos Aires (Argentina), Cidade do México (México), Medellin (Colômbia), Nova York (EUA), Londres (Grã-Bretanha) e Paris (França).

Foto: Marcos Santos/USP Imagens