Rota Márcia Prado: 3ª edição

Atualizado em 04 de maio de 2016
Mais em Mobilidade

Por Tadeu Matsunaga

No último sábado, dia 10 de dezembro, aconteceu à terceira edição do passeio cicloturístico Rota Márcia Prado, uma homenagem a cicloativista que morreu atropelada por um ônibus na Avenida Paulista no início de 2009.

A Rota Márcia Prado é uma sugestão de rota cicloturística feita pelo Instituto CicloBR, para que as autoridades criem um meio atraente e seguro para o ciclista chegar ao litoral paulista. O percurso é inspirado no trajeto da última viagem que a ciclista Márcia Prado realizou.

A primeira empreitada do evento reuniu mais de mil ciclistas, que se deslocaram desde o Grajaú até a cidade de Santos, para demonstrar tanto a viabilidade quanto o potencial da rota.

O Instituto CicloBR tem realizado negociações com vários órgãos governamentais para que para viabilizar a abertura da rota em definitivo, onde o único empecilho para a viabilização da Rota Márcia Prado seria que o governo do Estado, junto com a concessionária Ecovias, criasse uma alternativa para que o ciclista que chegasse a Imigrantes tivesse um meio de acessar o Parque da Serra do Mar.

O trajeto

Neste ano, a parceria com a CPTM foi mantida, portanto os ciclistas puderam se deslocar de trem até a estação Grajaú, as estações liberadas para o embarque dos ciclistas foram: Vila Lobos, Cidade Universitária, Pinheiros e Vila Olímpia. O outro ponto de partida, foi a Ciclovia da Marginal Pinheiros, junto à estação Vila Olímpia, com saída às 7h00 da manhã do local.

Para aqueles que partiram do Grajaú, ao todo, o percurso teve 80 km, enquanto aqueles que optaram por sair da Vila Olímpia tiveram 100 km de trajeto. Apesar de haver uma grande descida, o trajeto foi longo e com várias subidas.

Bikes anjos
Na edição deste ano, uma parceria com os bikes anjos foi realizada, com o intuito de conduzir pessoas novatas em cicloturismo e até mesmo passar mais confiança para uma melhor adaptação a modalidade.

Em 2012, a expectativa é que ocorra um engajamento ainda maior em prol dos cicloativistas e da viabilização do percurso da Serra do Mar.