Rio terá dois novos projetos cicloviários

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Mobilidade

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou dois novos projetos cicloviários para a região de Botafogo. Trata-se da revitalização das ciclovias da Rua General Polidoro e a Mané Garrincha, no Aterro do Flamengo. Ambas receberão novos traçados, sinalizações horizontal e vertical, pavimentação e bicicletários. Por sugestões de moradores e ciclistas, também serão instalados uma área de lazer e academia da terceira idade na rota Botafogo-Urca, na Enseada de Botafogo.

“A revitalização do traçado da ciclovia das ruas General Polidoro e Mané Garrincha, em Botafogo, é um importante trabalho de conexão para a ligação entre o Centro e a Zona Sul da cidade, favorecendo que a bicicleta seja uma alternativa de transporte sustentável, criando condições efetivas e seguras para seu uso”, explicou o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Altamirando Moraes ao site da Prefeitura do Rio.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  TRENS DO RIO DE JANEIRO LIBERAM ACESSO DE BIKES NOS DIAS ÚTEIS

A ciclovia conhecida como Mané Garrincha, que passa na Praia de Botafogo, permitirá aos ciclistas circularem a menos de cinco metros das águas da Baía de Guanabara. Já a ciclovia da General Polidoro vai se comunicar com a da Praia de Botafogo através da passagem subterrânea do Mourisco, sob as pistas do Aterro do Flamengo.

O projeto prevê também a instalação de 20 bicicletários do sistema Bike Rio, área de lazer e academia da terceira idade. A rota ligará as ciclovias Mané Garrincha (Aterro/Centro) e Copacabana via Botafogo, integrando as estações do metrô e BRS com o sistema de empréstimo de bicicletas.

De acordo com números da Prefeitura, desde 2009 a malha cicloviária da cidade passou de 150 km para os atuais 370 km. A meta é atingir 450 km até 2016, contemplando todas as regiões do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio